Gestão compartilhada da comercialização solidária de alimentos em Alegre-ES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Haloysio Miguel de Siqueira Joana Junqueiro Carneiro Jorge Antônio Gonçalves Bitencourt Erica Rodrigues Munaro Gabrig Turbay Lucas Motte Valente

Resumo







Esse relato enfoca as experiências educativas de um projeto que apoia melhorias na comercialização de alimentos de agricultores familiares em Alegre, Espírito Santo, com atuação no PNAE e na Rede de Comercialização Solidária. A metodologia utilizada pelo projeto se baseia no princípio da “gestão compartilhada” da comercialização solidária. As experiências são analisadas nas perspectivas teóricas da construção social dos mercados e da transição agroecológica. Uma das conquistas foi a atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais como protagonista na gestão do PNAE, o que trouxe grandes avanços quanto à variedade de alimentos, número de agricultores(as) participantes e total ofertado. Outra foi a criação da referida Rede, a partir do projeto. Os desafios principais são: conseguir que as associações assumam plenamente a gestão compartilhada; enfocar bem mais a adoção de práticas agroecológicas nos sistemas de produção; e realizar um trabalho de educação nutricional nas escolas.







##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE SIQUEIRA, Haloysio Miguel et al. Gestão compartilhada da comercialização solidária de alimentos em Alegre-ES. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22337>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos