Gestão compartilhada da comercialização solidária de alimentos em Alegre-ES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse relato enfoca as experiências educativas de um projeto que apoia melhorias na comercialização de alimentos de agricultores familiares em Alegre, Espírito Santo, com atuação no PNAE e na Rede de Comercialização Solidária. A metodologia utilizada pelo projeto se baseia no princípio da “gestão compartilhada” da comercialização solidária. As experiências são analisadas nas perspectivas teóricas da construção social dos mercados e da transição agroecológica. Uma das conquistas foi a atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais como protagonista na gestão do PNAE, o que trouxe grandes avanços quanto à variedade de alimentos, número de agricultores(as) participantes e total ofertado. Outra foi a criação da referida Rede, a partir do projeto. Os desafios principais são: conseguir que as associações assumam plenamente a gestão compartilhada; enfocar bem mais a adoção de práticas agroecológicas nos sistemas de produção; e realizar um trabalho de educação nutricional nas escolas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).