Educação para o desenvolvimento territorial: notas sobre a formação de recursos humanos no território do nordeste paraense

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Waldiléia Rendeiro da Silva Amaral Romier da Paixão Sousa Ruda Galileu da Silva Lima Rodrigo Carvalho Gomes

Resumo




Este trabalho procura relatar uma experiência da equipe do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do nordeste Paraense (NEDET) - ancorado em 2015 pelo Instituto Federal de Educação do Pará- IFPA/Campus Castanhal - em parceria com o Núcleo de Educação e Agroecologia do Instituto em atividades de formação visando fortalecer ações do Colegiado Territorial de Desenvolvimento – CODETER dos Territórios da Cidadania. Analisamos o processo de formação como oportunidade que pode contribuir para qualificar a leitura crítica e reflexão das lideranças sobre a problematização da realidade local, contribuir para o planejamento de reações práticas sobre o território a partir da realidade e reforçar as identidades territoriais, mesmo convivendo num contexto social econômico, político e ambiental complexo e diverso.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva et al. Educação para o desenvolvimento territorial: notas sobre a formação de recursos humanos no território do nordeste paraense. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22332>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos