Quem educa a quem? A Troca de Saberes em Viçosa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O debate dos saberes agroecológicos na Universidade Federal de Viçosa sempre foi um grande desafio. Desde 2005, a UFV, pautada nas discussões das organizações sociais universitárias, não governamentais e populares em torno de alternativas sobre novos saberes, se articula na criação do Programa Teia de Extensão Universitária, cujo objetivo é consolidar uma metodologia baseada na construção coletiva do conhecimento, na interdisciplinaridade, na indissociabilidade extensão-pesquisa- ensino e na relação com as comunidades e/ou movimentos sociais. Interessa proporcionar visibilidade e trocar experiências e saberes entre os diferentes autores, agentes e atores sociais para um intercâmbio na promoção de um ambiente de sinergia entre os conhecimentos. Por meio de exercícios contínuos de auto-organização, que incluem a desorganização e a reorganização como processos formativos, nascem estratégias teórico-metodológicas de ações coletivas que potencializam alternâncias educativas entre os espaços comunitários e a universidade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).