A experiência das disciplinas integradas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA/ Embrapa Amazônia Oriental

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tatiana Deane de Abreu Sá Osvaldo Ryohei Kato Walkymário de Paulo Lemos Luis Mauro Santos Silva

Resumo




O artigo analisa o papel das disciplinas integradas de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais (SAFs) na formação sobre princípios e conceitos agroecológicos. O período analisado no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS), oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em colaboração com a Embrapa Amazônia Oriental, cobre de 2013 a 2016. O público tem perfil heterogêneo, principalmente quanto à formação acadêmica e a maioria não tem experiência na realidade rural. As disciplinas abordam a agroecologia a partir de suas dimensões, escalas, processos de transição e peculiaridades do ambiente amazônico. O percurso formativo converge para o papel dos SAFs, culminando com um módulo de visita a experiências de transição agroecológica que adotam SAFs, com foco na construção coletiva de conhecimento e na transdisciplinaridade. É comentado o processo de avaliação adotado, que valoriza a integração dos conteúdos teóricos com os tratados na visita de campo.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SÁ, Tatiana Deane de Abreu et al. A experiência das disciplinas integradas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA/ Embrapa Amazônia Oriental. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22324>. Acesso em: 20 july 2018.
Seção
Artigos