O papel dos NEAs em processos continuados de formação: a experiência do NEA AJURI, no estado do Pará
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No presente texto é relatada a experiência de um curso de capacitação ofertado para Agentes de Extensão Rural, além de sujeitos ligados aos movimentos sociais do campo; estudantes; agricultora(es) e membros de diversos Núcleos de agroecologia do Pará e da Rede de Núcleos de Experiências Agroecológicas da região Norte. No mérito metodológico, a experiência partiu de uma construção coletiva e dialogada sobre formas de dar visibilidade aos agroecossistemas familiares promissores e o papel da ATER nesse processo. Para tanto, utilizou-se a ferramenta MESMIS, minimamente adaptada para a região e sua aplicação prática como ferramenta de diálogo e análise. Os dados aqui apresentados dizem respeito à primeira etapa do Curso de Capacitação Continuada de Agentes de Desenvolvimento Rural Amazônico sobre Ater, Agroecologia Junto às Lógicas Familiares de Produção (Módulo Presencial).
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).