Aprendizado agroecológico em rede com a metodologia camponês a camponês

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Amorim Souza Karoline Ferreira Coelho Philipe Alves Rolemberg Caetano Edmar Ramos de Siqueira Marília Andrade Fontes

Resumo




A experiência Camponês a Camponês, realizada no Território Sul Sergipano, se desenvolve desde 2012 e tem como objetivo potencializar o processo de construção do conhecimento agroecológico por meio de intercâmbios em redes de agroecologia, em territórios de identidade rural. Está amparada nos princípios da educação popular, de reconhecer e partir da realidade dos sujeitos, da construção coletiva de conhecimentos, do respeito aos diferentes saberes, da horizontalidade nas relações e da garantia de participação de todos os envolvidos no processo. O seu funcionamento se estabelece nas etapas de identificação, sistematização e intercâmbios de experiências entre agricultores/as agroecológicos/as e/ou em processo de transição e teve como principal resultado a consolidação de redes territoriais de aprendizagem agroecológica que incentivam a alteração ou melhorias das práticas, estabelece relações de solidariedade e “cria conhecimentos” que são compartilhados por todos.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUZA, Fernanda Amorim et al. Aprendizado agroecológico em rede com a metodologia camponês a camponês. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22319>. Acesso em: 20 july 2018.
Seção
Artigos