Educação do Campo e Núcleo de Estudos em Agroecologia: experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rejane Escrevani Guedes Maicon Fontanive Amanda Queiroz de Carvalho Glaucia Bethânia Rocha Solange Ferreira da Silveira

Resumo




O trabalho tem por objetivo apresentar experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz. O Projeto Político Pedagógico (PPC) do Curso Técnico em Agropecuária e a implantação de um Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA, a partir de projeto aprovado pelo CNPq. O PPC adota a pedagogia da alternância, com o Tempo Escola (TE), com aulas teóricas e práticas, e o Tempo Comunidade (TC), onde os educandos realizam atividades em suas comunidades, sejam elas acampamentos, assentamentos de reforma agrária ou propriedades. O Campus possui uma turma com 30 alunos, todas as atividades do TC são orientadas pelos professores e são feitos registros por meio de portfólio e visitas nas unidades de vida e de produção dos educandos. A implantação do NEA procura ensinar e praticar tecnologias adequadas à realidade dos agricultores familiares, de para incentivar a produção de base agroecológica, e o resgate de sementes crioulas.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GUEDES, Rejane Escrevani et al. Educação do Campo e Núcleo de Estudos em Agroecologia: experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22318>. Acesso em: 19 nov. 2018.
Seção
Artigos