Agroecologia e Educação do Campo: a experiência da Escola do Campo Florestan Fernandes no Assentamento Santana – Monsenhor Tabosa /CE
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A articulação entre educação do campo e agroecologia foi o foco deste estudo, que teve como principal objetivo analisar as contribuições da Escola do Campo de Ensino Médio Florestan Fernandes no processo de transição agroecológica do Assentamento Santana, situado no município de Monsenhor Tabosa, no Ceará. Tomou-se como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico e o campo experimental da Escola do Campo Florestan Fernandes. Utilizou-se de observação participante a partir de uma análise qualitativa, bem como de entrevistas semiestruturadas, diário de campo e registro de imagens. Percebeu-se que há uma íntima relação entre a proposta de Educação do Campo e a Agroecologia presentes no currículo da Escola. Assim, a investigação possibilitou visualizar diversas ações da escola e práticas sociais das famílias assentadas que caminham para um processo de transição compreendido como dinâmico e complexo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).