Diálogos entre educação-pesquisa-extensão: contraponto ao processo convencional de transferência de tecnologia no Território do Alto Sertão Sergipano
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse trabalho apresenta diálogos entre educação-pesquisa-extensão com famílias agricultoras beneficiadas pelo Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), em Sergipe. As ações foram iniciadas em 2011, com a parceria da Empresa Pública de Desenvolvimento e Extensão Rural, sendo formado um Comitê Gestor Interinstitucional e Grupos de Interesse (GI), constituídos por famílias agricultoras, técnicos e extensionistas em seis municípios do Território Alto Sertão Sergipano. Utilizaram-se ferramentas participativas para criar ambientes coletivos de experimentação, denominados de Unidades de Aprendizagem (UA). Nos espaços coletivos foram adotados os princípios da Educação Agroecológica, o que permitiu que as inovações propostas fossem experimentadas e validadas a partir das experiências e potencialidades locais. Verificou-se que a criação de espaço de diálogo promoveu a integração dos conhecimentos, valorizando o diálogo de saberes, na construção de um novo conhecimento.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).