O Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica, Social e Ambiental como uma prática de formação e uma ferramenta de autoconhecimento da Cooperativa Agroecológica Terra Fértil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila Rolim Laricchia Felipe Addor Ricardo Silveira de Oliveira Filho

Resumo




Este trabalho descreve e reflete sobre o trabalho de assessoria à Cooperativa Agroecológica Terra Fértil (Coopaterra) desenvolvido ao longo de 2015, bem como as perspectivas para este ano. A proposta é fruto de uma articulação iniciada em 2014 entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC/UFRJ). A partir de um planejamento coletivo, desenvolvido por integrantes das duas organizações no início de 2015, duas ações foram realizadas: um estudo de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, que resultou em um maior conhecimento sobre a realidade do empreendimento; e o curso de extensão Gestão de Cooperativa da Agricultura Familiar, embasado em uma metodologia participativa e com o uso da Pedagogia da Alternância, que tratou de dois temas identificados como fundamentais, o Planejamento e Controle da Produção e a Gestão Financeira.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LARICCHIA, Camila Rolim; ADDOR, Felipe; FILHO, Ricardo Silveira de Oliveira. O Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica, Social e Ambiental como uma prática de formação e uma ferramenta de autoconhecimento da Cooperativa Agroecológica Terra Fértil. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22311>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos