Geografia e educação ambiental: práticas agroecológicas em escola itinerante do MST em Jacarezinho/PR
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A ciência geográfica apresenta nítida interface com a agroecologia. Em comum, ocupam-se em predizer os rumos da complexa relação sociedade e natureza, caracterizada pela pressão exacerbada sobre os recursos naturais. A partir dessa premissa, a educação ambiental assume papel preponderante tanto nos debates acadêmicos quanto escolar. Objetiva-se com esse artigo apresentar as principais práticas realizadas na Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, Jacarezinho/PR em parceria com a UNESP/Ourinhos, durante o período de 2014 a 2016. Para tanto, propôs-se revigorar a horta escolar; plantio de hortaliças em pneus, com vistas na reciclagem e embelezamento do ambiente; elaboração de materiais didáticos, entre outras ações. Conclui-se que as abordagens desses temas, consegue traçar um caminho de esperança na construção de um mundo mais justo, que proporcione condições mais dignas de vida, acesso à alimentos saudáveis e à conservação dos recursos naturais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).