A formação de lideranças femininas: em foco o Coletivo Regina Pinho no assentamento Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes-RJ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Viviane Ramiro da Silva Martins

Resumo




A experiência organizativa do Coletivo Regina Pinho põe em evidência a criação de estratégias de participação feminina em assentamentos de reforma agrária. No assentamento Zumbi dos Palmares, localizado em Campos dos Goytacazes, região Norte Fluminense do Rio de Janeiro, por meio desse mecanismo organizativo, algumas mulheres assentadas têm estabelecido diálogos com instituições e organizações sociais, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT) para viabilizar o escoamento e comercialização da produção agrícola e artesanal, a exemplo de feiras e redes de consumidores solidários. A experiência deste grupo aponta para a construção de práticas culturais que visam à construção de relações sociais de gênero mais igualitárias.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINS, Viviane Ramiro da Silva. A formação de lideranças femininas: em foco o Coletivo Regina Pinho no assentamento Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes-RJ. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22305>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos