Pedagogia da rima: estudando agroecologia com música e poesia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sérgio Ricardo Matos Almeida Franceli da Silva

Resumo




A pedagogia da rima é uma proposta metodológica de ensino e aprendizagem em agroecologia, que utiliza a musicalidade da rima e o poder de síntese inerente ao verso, na composição de textos que conjuguem linguagem literária e saber técnico-científico. A arte, em suas variadas expressões, se constitui em importante recurso didático no processo educacional, contribuindo em torná-lo mais eficiente, interessante e prazeroso; representando um estímulo adicional ao aprendizado e ao desenvolvimento ético e intelectual do estudante. O presente texto objetiva relatar a evolução da pedagogia da rima com a inserção da música, fato que se pode constatar pelo crescente acesso, no Youtube, aos vídeos das melodias que compõem o CD Agroecologia em Música. Sistematizando sugestões leves e didáticas de como fazer um poema, a metodologia descortina a perspectiva da síntese de saberes científicos em versos rimados, reforçando a ideia do conhecimento como uma aventura prazerosa, instigante e inspiradora.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALMEIDA, Sérgio Ricardo Matos; DA SILVA, Franceli. Pedagogia da rima: estudando agroecologia com música e poesia. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22295>. Acesso em: 18 nov. 2018.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Sérgio R. M. Agroecologia, o romance da Agronomia. Cruz das Almas: edição do autor, 2013.
ALMEIDA, Sérgio R. M. A Pedagogia da rima no ensino da Agroecologia. I SNEA. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol. 11, No. 1, Jun 2016.
ALMEIDA, Sérgio R. M. Estudando Agroecologia com música e poesia. Valença: IF Baiano, 2015. ALMEIDA, Sérgio R. M. Pedagogia da Rima – como fazer um poema. Série Pedagogia da Rima. Cruz das Almas: UFRB, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.