Perfil dos Feirantes de Hortaliças do Município de Alegre – ES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maxwel Rodrigues Nascimento http://orcid.org/0000-0001-7190-0741 Mario Euclides Pechara da Costa Jaeggi Julio Cesar Gradice Saluci Rebyson Bissaco Guidinelle Alex Justino Zacarias

Resumo

A presente investigação objetivou-se caracterizar o perfil dos vendedores de hortaliças na feira livre do município de Alegre – ES, quanto às suas preferências, exigências e reclamações. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário padronizado e estruturado a um total de 25 feirantes. O questionário envolveu perguntas sobre o sexo, faixa etária, estado civil, naturalidade, onde reside, grau de instrução, número de pessoas na família, quais os produtos comercializados, hortaliças comercializadas, frequência da venda, quem fornece os produtos, quais produtos orgânicos são vendidos, rendimento obtido com a venda de produtos na feira, justificar se houver trabalho extra, lucro médio mensal, satisfação com as organizações das barracas. Com base nos resultados obtidos, a maioria dos feirantes é do sexo masculino, com idade entre 30 e 50 anos, casado, natural deste município, moradores da zona rural, com ensino fundamental incompleto e com três pessoas na família. Os feirantes, em sua maioria, produzem na própria propriedade e comercializam seus produtos sempre que é realizada a feira. O rendimento obtido com a feira, para a maioria, é extra e o lucro médio mensal entre um e dois salários mínimos. A insatisfação foi questionada pela maioria dos feirantes que alegam que as barracas não são organizadas e a feira não é coberta. É possível que, com os dados obtidos pelo estudo, o poder público possa intervir no sentido de melhorar a estrutura física da feira e ampliar o número de feirantes e de produtos orgânicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NASCIMENTO, Maxwel Rodrigues et al. Perfil dos Feirantes de Hortaliças do Município de Alegre – ES. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21856>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

ALBUQUERQUE, G. G. Perfil dos feirantes e aspectos do processo de comercialização de hortícolas na feira livre de União dos Palmares. 2011. 37p. Trabalho de conclusão de curso – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, 2011.

FILGUEIRA, F. A. R. Manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: UFV, 2003. 412p.

HOFFMANN, R; ENGLER, J. J. C.; SERRANO, O.; THAME, A. C. M.; NEVES, E. M. Administração da Empresa Agrícola, 7ª Edição. São Paulo: Pioneira, 1992. 325p.

MONDIN, S. P. Condições de trabalho e estilo de vida entre feirantes na cidade de Campinas-SP. UNICAMP. Anais... Campinas-SP, 2009.

SANTOS J.E.; JÚNIOR S.S.; THEODORO V.C.A.; NOLASCO F. Caracterização da horticultura comercial do município de Rio Branco/MT/Brasil. Anais... Rio Branco/MT Horticultura Brasileira 26: S2332-S2336. 2008.