A importância dos jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem: alternativas didáticas para as escolas do P.A São Francisco no Município de Canutama/AM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marinez dos Santos de Paula Rafaela Vieira Guacebe Ana Cláudia Fernandes Nogueira

Resumo

Durante as viagens de campo realizadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS no projeto de assentamento São Francisco, Canutama/AM, identificou-se na escola rural local diversas dificuldades tanto estruturais quanto pedagógicas. Objetivando apoiar o trabalho dos professores elaborou-se um plano de ação que visava a capacitação do corpo docente em jogos didáticos. Ao apresentar, debater e aprovar o plano de ação em conjunto com a equipe da escola foi construído de maneira participativa um calendário de atividades de acordo com o tempo escola da equipe. Desse modo, observou-se ao longo da capacitação e durante as ações de acompanhamento que a utilização de jogos didáticos proporcionou um mudança de postura dos professores e um maior interesse dos alunos nos conteúdos dados, tendo em vista que os jogos são entendidos como um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma mais prazerosa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DOS SANTOS DE PAULA, Marinez; VIEIRA GUACEBE, Rafaela; FERNANDES NOGUEIRA, Ana Cláudia. A importância dos jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem: alternativas didáticas para as escolas do P.A São Francisco no Município de Canutama/AM. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21841>. Acesso em: 04 dec. 2020.
Palavras-chave
Educação do Campo, Propostas Pedagógicas, Alunos.
Seção
Agroecol 2016 - Educação do Campo

Referências

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUZA, Maria Antônia. Educação do Campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

SOUSA, Romier. CRUZ, Renilton. Educação do Campo, Formação profissional e agroecologia na Amazônia: saberes e práticas pedagógicas /, organizadores. — Belém: IFPA, 2015.