A Formação de Professores por Meio de Jogos Didáticos no PA São Francisco e PAE – Botos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

joana darque toscano Laura Ulchoa Ferreira Eulina Maria Leite Nogueira

Resumo

O presente trabalho é parte de atividades e ações educacionais realizadas nos períodos de abril a agosto de 2016, no Projeto de Assentamento São Francisco e Projeto de Assentamento Agroextrativista - Botos, sul do Amazonas, pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia (NUPEAS), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desta forma, serão elencadas as principais ações desenvolvidas que podem promover uma perspectiva diferenciada que culmine para a formação de professores que atuam na educação do campo. Tais ações estão voltadas principalmente para a utilização de jogos didáticos, no ensino do raciocínio da matemática e da língua portuguesa, possibilidades que proporcionem ao professor uma práxis diferenciada e contextualizada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TOSCANO, joana darque; ULCHOA FERREIRA, Laura; LEITE NOGUEIRA, Eulina Maria. A Formação de Professores por Meio de Jogos Didáticos no PA São Francisco e PAE – Botos. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21820>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
Educação do campo; Ensino e aprendizagem; Estudantes
Seção
Agroecol 2016 - Educação do Campo

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. ENRIQUES, R. (et al). Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Brasília: 2007. Disponível: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf. Acesso: 13 de maio de 2016.

RIBEIRO, M. Educação Rural. (p. 293-298) In: CALDART, R. S. PEREIRA, B. ALENTEJANO, P. FRIGOTTO, G. Dicionário da educação do campo. 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão popular, 2013.

RODRIGUES, R. Reflexões sobre a organização curricular por área de conhecimento. (p.101-126) In: CALDART, R. S. FETZNER, A. R. RODRIGUES, R. FREITAS, L. C. de. Caminhos para a transformação da escolar: reflexões desde práticas da licenciatura em educação do campo. São Paulo: Expressão popular, 2011.

STEPHANOU,M, BASTOS,M.H.C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.