Reabilitação do solo com leguminosas e horticultura em estilo ecológico em escola pública

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cláudio José Bertazzo http://orcid.org/0000-0002-2973-5540

Resumo

Foi desenvolvido um Programa de intervenção pedagógica impulsionado pelos cenários projetados e pelos efeitos já visíveis das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, as quais alteram os modos de vidas dos sujeitos impactados. Promoveu-se ações e atividades práticas com a finalidade de estabelecer relações harmoniosas entre o ser humano e a natureza, a partir do cotidiano do aluno, assumindo o compromisso social de articular a discussão da relação entre sustentabilidade e desenvolvimento, sensibilizando-os para desenvolverem consciência ecológica e ao resgate da sustentabilidade e redesenho de paisagens em perspectivas ecológico-sustentáveis. Compreende-se que a escola tem papel importante na formação de novos conceitos, sendo necessário que proponha atividades que ultrapassem informações e conteúdos trabalhados em sala. Entende-se necessário que realize dinâmicas e Projetos mobilizadores que motivem seus alunos na descoberta de novos valores que viabilizem mudanças de atitude em relação ao meio ambiente. Assim, promoveu-se oficinas e, finalizando-as, construiu-se um viveiro para a produção de mudas nativas e também uma horta. Antes de iniciar a horta foi necessário recuperar o solo pois estava muito compactado e enfraquecido. Realizou-se a reabilitação do solo por meio do cultivo de leguminosas, como por exemplo, crotolária (Crotalaria juncea), mucuna preta(Mucuna aterrima), feijão-guandú (Cajanus cajan) e feijão-de-porco (Canavalia ensiformis). Após o ciclo das leguminosas, gradeou-se a área incorporando a biomassa ao solo e passou-se a construir canteiros da horta, semeando, principalmente, couve, brócolis, rabanete, acelga, pimentão, berinjela e alface.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BERTAZZO, Cláudio José. Reabilitação do solo com leguminosas e horticultura em estilo ecológico em escola pública. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21785>. Acesso em: 01 dec. 2020.
Palavras-chave
Restauração; leguminosas; hortas; viveiros
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.2, p.13-16, abr./jun. 2002.
GLIESSMAN, S. R. Processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000.
SOUZA, J. L. de; RESENDE, P. Manual de Horticultura Orgânica. Editora Aprenda Fácil, Viçosa – MG, 2003.
VAZ, L. F. Classificação genética dos solos e dos horizontes de alteração de rochas em regiões tropicais. In: Rev. Solos e Rochas, v.19, n. 2, p. 117-136, ABMS/ABGE, São Paulo, SP, 1996.