Dinâmicas Alimentares Saudáveis, a partir de práticas de inclusão sócioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: Estudo de caso do Projeto Educando com a Horta Escolar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ludgero Rego Barros Neto http://orcid.org/0000-0002-2622-9175 Renato Linhares de Assis Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio

Resumo

Este artigo visa discutir as práticas que promovam a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar no município de Carinhanha – BA, por meio, de dinâmicas de inclusão socioprodutivas e da avaliação das estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável utilizadas nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários e primários, e grupo focal. Como resultado foi possível avaliar: os materiais didáticos relacionados à alimentação; a formação de pais, professores, alunos e merendeiras no que concerne ao tema; a incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversificação do cardápio; a importância das mulheres e dos jovens no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BARROS NETO, Ludgero Rego; ASSIS, Renato Linhares de; AMÂNCIO, Cristhiane Oliveira da Graça. Dinâmicas Alimentares Saudáveis, a partir de práticas de inclusão sócioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: Estudo de caso do Projeto Educando com a Horta Escolar. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21778>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Palavras-chave
Educação Alimentar; Alimento Sustentável; Hábitos Alimentares.
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Referências

BACKES, D. S.; COLOMÈ, J. S.; ERDMANN, R. H.; LUNARDI, V. L. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2012.

FAO Brasil. FAO no Brasil. Memória de Cooperação Técnica (s/d). Disponível em: [https://www.fao.org.br/download/LivroFAOBrasilMemoriaCooperacaoTecnica.pdf]. Acessado em: 06/04/2014.

GRAHAM, A. Como escrever e usar estudo de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. 214p. (ENAP. Estudo de caso).

OLIVEIRA, N. A., PORTO, A.R., PALMA, J.S., CALCAGNO, N.G.S., FEHN, L. A. C., THOFEHRN, M. B. Contextualizando o Grupo Focal: Técnica de coleta de dados em pesquisa qualitativa In: XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC- e X Encontro de Pós-Graduação ENPOS, 2008, Pelotas.

ONU. Apesar de redução, uma em cada oito pessoas ainda sofre de fome crônica no mundo, diz ONU. 2013. Disponível em:. Acessado em 22/01/2014.

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR. Mapeamento do Processo de Desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar. Volumes 1. Brasília: PEHE, 2010.

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR. Orientações para implantação e implementação da Horta Escolar. Caderno 2. Brasília: PEHE, 2007.

RESSEL, L. B., BECK, C.L.C., GUALDA, D.M.R., HOFFMANN, I.C., SILVA, R.M., SEHNEM, G.D. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 779-86.

SANTOS, K. S.; DE MOURA, D. G. Um estudo de caso aplicando a técnica de grupo focal para análise e melhoria de serviço público de emergência odontológica na região metropolitana de Belo Horizonte. Educ. Tecnol. , Belo Horizonte , v. 5, n.2, p.43-46, jul. /dez. 2000.