A trajetória da família em fases e o seu sistema de pilotagem como perspectiva de sustentação na terra

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Henrique Batista Dias Renata Ferreira de Lima Diocléia Almeida Seabra

Resumo

Os camponeses são produtores simples, que trabalham a terra como proprietários, e que utilizam para isso seus próprios meios de produção, decidindo sobre o consumo e a distribuição dos produtos. Dentro do caráter familiar da produção camponesa se observa que é comum a distribuição de tarefas entre os membros da família, o que influenciará de certo na evolução desse sistema de pilotagem que será responsável pela sustentação dos mesmos na terra. Com isso, este trabalho teve por objetivo estudar a trajetória da família de produtores rurais de uma comunidade do nordeste paraense, assim como o seu sistema de pilotagem numa perspectiva de sustentação na terra. O trabalho foi realizado com base em observações de convivência com a família de uma comunidade agrícola de Montenegro, no município de Bragança, no estado do Pará, por um período de 14 anos. As observações possibilitaram estudar a trajetória da família em fases, assim como, o seu sistema de pilotação que constitui tomada de decisões que influenciarão no futuro da família. A família como constitui número grande de filhos, tem sua sustentação no lote através da força de trabalho; as tomadas de decisão pela matriarca constitui aquisição de novas terras.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DIAS, Paulo Henrique Batista; LIMA, Renata Ferreira de; SEABRA, Diocléia Almeida. A trajetória da família em fases e o seu sistema de pilotagem como perspectiva de sustentação na terra. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21751>. Acesso em: 02 dec. 2020.
Palavras-chave
Estabelecimento rural, processo decisório, manutenção da gleba
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

MEDEIROS, R. M.; RIBEIRO, E. M. O papel da mulher na agricultura familiar: dois estudos de caso. Revista Organizações Rurais e Agroindustriais, viçosa, v.5, n.1, 2003.

SCOTT, P.; CORDEIRO, R. de; MENEZES, M. Gênero e geração em contextos rurais. Florianópolis, Santa Catarina. Ed. Mulheres, 2010, 183-207p.