Estágio de Vivência: Construção de Saberes no Assentamento Benedito Alves Bandeira

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leidiane de Oliveira Lima http://orcid.org/0000-0001-6553-7499 Gabriela Mourão de Almeida Antônia Taiara de Souza Reis Diego Urubatan Andrade de Alcantara Acácio Tarciso Moreira de Melo

Resumo

Um dos maiores problemas enfrentados na atual realidade do campo, é o fato dos profissionais formados não terem realizado práticas, vivência com os agricultores e não entenderem a complexidade do cenário em que estão inseridos. Além disso, existe uma grande dificuldade em integralizar os estudos teóricos com a realidade prática, devido à pouca presença e interação da Universidade com as comunidades. Com o apoio do professor Acácio, o processo de preparação do EIV, iniciou-se a partir de duas reuniões presididas pelo mesmo, onde foi discutido a necessidade do EIV, além da interdisciplinaridade que este proporciona para os estudantes, sobre o cenário político cultural dos assentamentos rurais e a respeito do histórico do Assentamento Benedito Alves Bandeira (BAB). Durante este processo foi possível proporcionar aos estudantes envolvidos, o conhecimento sobre a realidade cotidiana dos agricultores e conhecer a história e importância que o Assentamento Benedito Alves Bandeira possui com relação a reforma agraria no Brasil, além de perceber as necessidades e perspectivas dos agricultores, quanto ao emprego/utilização de tecnologias e alternativas que visem um melhor aproveitamento da terra, no cultivo e no manejo das espécies agrícolas e proporcionar renda a estas famílias rurais, minimizando os impactos a natureza.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LIMA, Leidiane de Oliveira et al. Estágio de Vivência: Construção de Saberes no Assentamento Benedito Alves Bandeira. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21732>. Acesso em: 02 dec. 2020.
Palavras-chave
Agricultura familiar, agroecologia, reforma agrária
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

MELO, A. T. M. de et al. ASSENTAMENTO BENEDITO ALVES BANDEIRA: UMA HISTÓRIA DE LUTAS PELA TERRA NO MUNICÍPIO D E ACARÁ, NORDESTE PARAENSE. 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2009.