Contribuições interdisciplinares para agroecologia: Estudo de caso de em uma associação de produtores rurais ecológicos de Marechal Cândido Rondon - PR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Angélica de Siqueira Fábio Corbari Wilson João Zonin Daniela da Rocha Herramann

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos positivos e negativos, oportunidades e ameaças da associação Acempre (Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos) composta por agricultores familiares do município de Marechal Cândido Rondon localizado no Oeste do estado do Paraná. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário semiestruturado, além de observação e análise de dados secundários. Em seguida foi realizada uma análise dos dados coletados a partir do método de análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats), que consiste em identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças dentro e fora da organização. Entre os resultados identificados conclui-se que a Acempre, enquanto associação cumpre seu papel social na representação dos anseios de seus associados, entretanto, é necessária uma maior participação dos mesmos em todos os aspectos da associação, desde a participação política e organizacional dentro do grupo, como também o exímio cumprimento dos planejamentos e metas de produção estipuladas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SIQUEIRA, Angélica de et al. Contribuições interdisciplinares para agroecologia: Estudo de caso de em uma associação de produtores rurais ecológicos de Marechal Cândido Rondon - PR. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21688>. Acesso em: 02 dec. 2020.
Palavras-chave
Agroecologia, associativismo, comercialização
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: princípios e estratégias para a agricultura sustentável na América Latina do século XXI. O desenvolvimento rural como forma de aplicação dos direitos do campo: princípios e tecnologias (MOURA, E.G e AGUIAR, A. C. F. Brasília, 2006, pp. 83 – 99.

BAWERSOX, Donald J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

BRASIL. Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.831.htm. Acesso em: Set. 2016.

ELL, E.; BRANDENBURG, A.; SILVA, D. O. Disponibilidade alimentar e concepções alimentares de agricultores ecológicos. In: BRANDENBURG, A. et al. Agricultores ecológicos e o ambiente rural: visões interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2012. p. 33-48.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abrasmo, 2002.