1º Encontro Regional De Sementes Crioulas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

TATIANE RIBEIRO DOS SANTOS Izabel Castanha Gil

Resumo

O presente relato de experiência demonstra o esforço empreendido para a realização de um diálogo de saberes entre pesquisadores, agricultores e representantes do poder público para a criação de um pólo regional de sementes crioulas no município de Paulicéia, região Oeste do Estado de São Paulo. A pesquisa pretende investigar de que forma foi realizado esse primeiro encontro de sementes crioulas, quem foram os atores determinantes para sua realização, relatar como foram os acontecimentos durante o evento, quais os ensinamentos apreendidos e os resultados mais importantes da experiência. A demonstração dessa experiência colabora com o intercâmbio de conhecimentos entre diversos grupos de forma a contribuir com a ampliação de iniciativas dessa natureza. Para alcançar esses objetivos, o trabalho foi realizado por meio de estudo de campo, pesquisa participante e entrevista semiestruturada e focalizada. Os resultados demonstram que a experiência proporcionou avanços no projeto de implantação de um banco de sementes local e ressaltou para os presentes a importância das sementes crioulas dentro do contexto da soberania alimentar e agricultura familiar, além de encaminhar novas ações a serem feitas a nível local. Por meio desse estudo é possível concluir que o diálogo de saberes é uma ferramenta fundamental para a construção de conhecimentos agroecológicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DOS SANTOS, TATIANE RIBEIRO; GIL, Izabel Castanha. 1º Encontro Regional De Sementes Crioulas. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21669>. Acesso em: 04 dec. 2020.
Palavras-chave
agroecologia; diálogo de saberes; sementes crioulas; soberania alimentar; mobilização
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Referências

LOURENZANI, W. L. CALDAS M. M. Mudanças no uso da terra decorrentes da expansão da cultura da cana-de-açúcar na região oeste do estado de São Paulo. Revista Ciência Rural, Santa Maria, v. 44, n. 11, 2014 Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2016.