Construção de Conhecimento Agroecológico Através da Experimentação da Cromatografia de Pfeiffer, uma Análise Qualitativa dos Solos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Josiane Borraschi Siqueira Glaucia dos Santos Marques Fernando Silveira Franco

Resumo

A qualidade do solo tem sido discutida há algum tempo, como reflexo do impacto provocado pela atividade agrícola intensiva e suas práticas de manejo. Ehrenfried Pfeiffer muito antes havia elaborado uma técnica para análise qualitativa desse sistema que integra propriedades físicas, químicas e biológicas, recentemente denominada Cromatografia de Pfeiffer. Essa técnica pode ser utilizada como ferramenta de autogestão das propriedades pelas/os agricultoras/es, já que propicia uma visão holística do meio, importante conhecimento da agroecologia. A experiência relatada consta com a aplicação desta técnica para aprendizagem e capacitação interna do Núcleo de Agroecologia Apêtê Caapuã (NAAC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, campus Sorocaba), através da parceria entre NAAC e o Grupo de Agroecologia Timbó, da Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus Botucatu) de modo a possibilitar novos estudos envolvendo o tema. As amostras de solo foram coletadas na UFSCar, Sorocaba/SP, Brasil, em pontos de fragmento de floresta, sistema agroflorestal aberto, pastagem, solo exposto e areia de construção, constatando que os três primeiros apresentaram melhor qualidade. O resultado dessa experiência é material para novas discussões e construções de conhecimento dentro dos grupos de agroecologia e entre eles, fortalecendo as parcerias.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SIQUEIRA, Josiane Borraschi; MARQUES, Glaucia dos Santos; FRANCO, Fernando Silveira. Construção de Conhecimento Agroecológico Através da Experimentação da Cromatografia de Pfeiffer, uma Análise Qualitativa dos Solos. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21618>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
técnica, capacitação, vivência, saúde dos solos.
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Referências

FAGUNDES, A. V. W. Cromatografia como indicador da saúde do solo. Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2013.

KARLEN, D. L.; DITZLER, C. A.; ANDREWS, S. S. Soil quality: why and how? Geoderma, n. 144, p. 145-156, 2003.

RIVERA, J. R.; PINHEIRO, S. Cromatografía: imagenes de vida y destrucción del suelo. Colômbia, Cali: Impressora Feriva, 2011.

SILVEIRA, A. O. Avaliação de metodologias para o monitoramento da qualidade do solo. 101 f. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011.

VEZZANI, F. M.; MIELNICZUK, J. Uma visão sobre qualidade do solo. Revista Brasileira de Ciência do olo, Viçosa, n. 33, p. 743-755, 2009.