Relato de Experiência de Atividades Desenvolvidas no Assentamento São José da Boa Morte em Cachoeiras de Macacu

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stéfanny Aparecida Ribeiro Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio Raquel Pereira Ramos Vitor Cezar Zonzini Borin Robson Amâncio

Resumo

Este relato de experiência trata das atividades desenvolvidas no assentamento São José da Boa Morte que fica localizado em Cachoeiras de Macacu/RJ. As atividades visavam à coleta de dados socioeconômicos, que foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com 20 agricultores, aplicadas durante visitas ao assentamento. Os dados obtidos nestas entrevistas vão desde o perfil dos assentados até informações de produção dos mesmos. Após a coleta de dados, estes foram catalogados, analisados e utilizados para a produção de um diagnóstico socioeconômico do assentamento. Nesta análise foram observados vários pontos, como a informação que as culturas constituem a maior forma de obtenção de lucro do assentamento, que cada agricultor perde aproximadamente 10% da sua renda bruta, pois seus produtos são vendidos por atravessadores que ficam com parte do dinheiro da venda, entre outras características que serão abordadas no texto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RIBEIRO, Stéfanny Aparecida et al. Relato de Experiência de Atividades Desenvolvidas no Assentamento São José da Boa Morte em Cachoeiras de Macacu. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21609>. Acesso em: 01 dec. 2020.
Palavras-chave
entrevista semiestruturada; agroecologia; produção; comercialização.
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Referências

BECKER H. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997.

WHYTE, W.F. Street corner society, 2nded. Chicago: University of Chicago, 1955.

MALINOWSKI, B. "Introdução. Tema, método e objetivos desta pesquisa". In:. Os argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril, 1976. (Coleção Os Pensadores).

MOREIRA, D.A. Natureza e fontes do conhecimento em administração. Revista de Administração, v.1, n.1, 2000.