Ação de Extensão na Comunidade Antônio Maria Coelho: Boas Práticas de Fabricação, Elaboração de Bolo de Bocaiuva e Extração de Pectina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliana Rodrigues Donadon Paula Hidemi Akamine Juliana Oliveira Biazon Danielle Bogo Bogo Ieda Maria Bortolotto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na oficina realizada na Comunidade Tradicional Antônio Maria Coelho, situada às margens da rodovia BR-262, próxima a antiga Rede Ferroviária Federal S/A – Noroeste do Brasil, no Município de Corumbá, MS, nas proximidades da Morraria do Urucum. Trata-se de relato da equipe do Projeto de Extensão “Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado”, financiado pelo MEC, PROEXT, 2016. As bolsistas do Programa supervisionadas pelos orientadores abordaram no curso intitulado "Bocaiuva: boas práticas de fabricação, elaboração de farinha e geleia", os temas: Boas práticas de fabricação da farinha de bocaiuva; Elaboração do bolo de bocaiuva e Extração de pectina do mesocarpo de maracujá, para produção de geleia. Realizou-se atividades dinâmicas executadas junto à comunidade, a fim de contribuir com a produção de produtos de qualidade, elaborados com bocaiuva, fruto nativo obtido pelo extrativismo, e geração de trabalho e renda.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DONADON, Juliana Rodrigues et al. Ação de Extensão na Comunidade Antônio Maria Coelho: Boas Práticas de Fabricação, Elaboração de Bolo de Bocaiuva e Extração de Pectina. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21596>. Acesso em: 26 nov. 2020.
Palavras-chave
Acrocomia sp, Cerrado, extrativismo, desenvolvimento de produtos, geração de renda
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

HIANE, P. A. et al. Avaliação nutricional da proteína de amêndoas de bocaiúva, Acrocomia aculeata (Jacq.)Lodd., em ratos wistar em crescimento. B. CEPPA, Curitiba, v. 24, p. 191-206, 2006.

LORENZI, H.; BACHER, L.; LACERDA, M.; SARTORI, S. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas: de consumo in natura. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006, 640p.