Comercialização da Produção Orgânica de hortifrútis pela Organocoop Cooperativa de dos Produtores de Orgânicos da Agricultura Familiar de Campo Grande MS: Organização, Conquistas, Desafios e Percepções dos Consumidores em um Novo Ponto de Comércio.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Neuza Duraes Santos Denise de Miranda

Resumo

Atualmente há na sociedade uma crescente busca por qualidade de vida envolvendo a saúde e outros aspecto. Neste cenário a demanda por alimentos saudáveis tem crescido significativamente. A Organocoop-Cooperativa de Produtores de Orgânicos da Agricultura Familiar de Campo Grande vem atuando no segmento de produção e comercialização de orgânicos desde 2010, atualmente com 58 cooperados. A cooperativa é credenciada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como Organismo de Controle Social (OCS), viabilizando o processo de garantia de qualidade orgânica de forma participativa. Através de parcerias e apoio de várias instituições, a cooperativa tem buscado se estruturar, principalmente no tocante à comercialização. Recentemente a prefeitura municipal viabilizou um novo ponto de comercialização. Visando conhecer a clientela foi realizado uma enquete com 465 consumidores. Também foi feita também uma análise da comercialização entre os meses de junho e setembro de 2016. Sobre o tipo de embalagem, a preferência por sacolas plásticas foi 43,9% e papel Kraft 29,7% e 78,3% aceitariam a proposta de uso de sacola retornável. Quanto ao pagamento, 48,2% preferem pagamento em espécie e 17,2% cartão. Na análise das vendas, as folhosas foram os produtos mais vendidos, quase 50% do total, sendo a alface, couve e rúcula os mais comercializados respectivamente. Na sequência, as hortaliças de flores e frutos são as mais procuradas. Ficou evidenciado que é necessário diversificar a produção para atender a demanda de consumo e também foi sugerido pelos consumidores mais pontos de comercialização, entretanto para isso é imprescindível aumentar a produção e escalonamento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, Neuza Duraes; DE MIRANDA, Denise. Comercialização da Produção Orgânica de hortifrútis pela Organocoop Cooperativa de dos Produtores de Orgânicos da Agricultura Familiar de Campo Grande MS: Organização, Conquistas, Desafios e Percepções dos Consumidores em um Novo Ponto de Comércio.. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21576>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
Produção sustentável, agricultura familiar, saúde, extensão rural, pesquisa de opinião pública
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Referências

BRASIL . Decreto nº 7.048 de. 23 de dezembro de 2009.
BRASIL. Decreto nº 6.323 de 27 de dezembro de 2007