Açudes como alternativa de sobrevivência no período de estiagem no assentamento Taquaral, em Corumbá-MS.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Maria SANTOS Valdinei CONCEIÇÃO Vito GALANTINI Alberto FEIDEN

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa exploratória realizada na Agrovila II do Assentamento Taquaral, em Corumbá-MS e teve como objetivo entender a importância que os agricultores dão à existência de açudes em suas propriedade, as vantagens e dificuldades encontradas. Foi aplicado roteiro semi estruturado, com questões abertas e as respostas foram organizadas em uma matriz de análise e agrupadas por semelhança. A maioria dos agricultores respondeu que não se prepara com nenhuma estratégia para minimizar os impactos da seca, mas têm na economia de água a principal vantagem de possuir o açude. Citaram como dificuldade maior a perda de bovinos por atolamento na lama do açude quando este está secando. De maneira geral, os açudes trouxeram aos agricultores da agrovila a satisfação de possuí-lo em seus lotes, pois a disponibilidade de água em períodos extremos da seca, garante a sobrevivência dos animais e a confiança de permanecer no campo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, Ana Maria et al. Açudes como alternativa de sobrevivência no período de estiagem no assentamento Taquaral, em Corumbá-MS.. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21575>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Palavras-chave
reforma agrária; convivência com a seca; agroecologia.
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Referências

CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; LISITA, F. O.; COSTA, M. dos S. Caracterização do sistema de olericultura para transição agroecológica: potencial para geração de renda e segurança alimentar em assentamentos da reforma agrária no Pantanal. Resumos do III Seminário de Agroecologia de MS, Porto Alegre, ABA-Agroecologia, 2010, Cadernos de Agroecologia, 5(1)009, 4p.

CARDOSO, E.L.; SPERA, S.T.; PELLEGRIN, L.A.; SPERA, M.R.N. Solos do Assentamento Taquaral - Corumbá, MS: caracterização, limitações e aptidão agrícola. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2002. 38p. il. (Embrapa Pantanal. Documentos, 29).

SILVA, J. dos S.V. (Org.). Zoneamento da Borda Oeste do Pantanal: Maciço do Urucum e adjacências. Brasília: Embrapa Comunicação e Transferência de