Agricultura Familiar Camponesa em Três Lagoas-MS: Experiências de Transição Agroecológica e Soberania Alimentar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliana Vieira Queiroz Clariana Vilela Borzone Luana Fernanda Luiz

Resumo

As ações descritas neste trabalho advêm das experiências de transição agroecológica e soberania alimentar da agricultura familiar camponesa no município de Três Lagoas/MS, tendo como objeto de estudo as experiências presentes nos dois projetos de assentamento de Reforma Agrária do referido município: P.A. Pontal do Faia e P.A. 20 de Março. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo analisar como essas experiências vêm se inserindo enquanto estratégia de luta e resistência camponesa e criando ressignificações do modo de produzir e viver do campesinato três-lagoense. Para a elaboração deste estudo de caso, realizaram-se visitas técnicas, bem como entrevistas e questionários semiestruturados, a fim de compreender o grau de autonomia dos camponeses a respeito do sistema agroecológico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
QUEIROZ, Juliana Vieira; BORZONE, Clariana Vilela; LUIZ, Luana Fernanda. Agricultura Familiar Camponesa em Três Lagoas-MS: Experiências de Transição Agroecológica e Soberania Alimentar. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21558>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
autonomia camponesa; campesinato; agroecologia
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Referências

ALMEIDA, Rosemeire A. Identidade, distinção e territorialização: o processo de (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente, 2003.

BOURDIEU, P. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Betrand Brasil S.A. 1989.

FIBRIA. Novo olhar para o futuro. Relatório de sustentabilidade, 2014. Disponível em: . Acesso: em 17/08/2016.

HOLT GIMÉNEZ, Eric. Campesino a campesino: Voces de Latinoamérica Movimiento Campesino para la Agricultura Sustentable. Managua: SIMAS, 2008.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.

Operação Fome Zero. . Acesso em: 17 ago. 2016.
PLOEG, Jan Douwe Van Der. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre : Editora UFRGS, 2008.

Portal da Transparência Pública – CONAB, 2015.