Biomassa Residual Agrícola para Produção de Briquetes na Microrregião de Dourados-MS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jose Wilton Fonseca da Silva Roberto Antônio Fortuna Carneiro Suellen Moreira Oliveira Jerisnaldo Matos Lopes

Resumo

O reaproveitamento energético da biomassa residual de vegetais gerados a partir de várias atividades da agricultura, por exemplo, pode ser uma forma de reduzir a pressão sobre os recursos naturais diretamente explorados como fonte de combustíveis renováveis. Nesse contexto, o aproveitamento da biomassa residual existente na microrregião de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul (MS), possui potencial para a produção de um bioproduto como o briquete. O trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade técnica para produção de bioproduto, oriundo de biomassa residual na microrregião de Dourados (MS). A pesquisa contou com uma metodologia qualitativa e quantitativa, com características exploratórias e pesquisa na base de dados do IBGE. Os dados da pesquisa demonstraram a viabilidade técnica para um novo empreendimento. Desta forma, a pesquisa contribuiu com a Produção Energética na microrregião de Dourados-MS.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, Jose Wilton Fonseca da et al. Biomassa Residual Agrícola para Produção de Briquetes na Microrregião de Dourados-MS. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21535>. Acesso em: 02 dec. 2020.
Palavras-chave
Bioenergia, Bioproduto, Lenha ecológica, Renovável.
Seção
Agroecol 2016 - Uso e Conservação dos Recursos Naturais

Referências

ALVES JUNIOR, Francisco Tarcísio; GUIMARÃES, José Leonardo da Silveira; SANTOS, Gilson Alves dos; LEITE, Ana Maria Feitosa; BARROS, Glauco Demóclito Tavares. Utilização de biomassa para briquetagem como fonte de energia alternativa e a disponibilidade deste recurso na região do Cariri-CE. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção: Ouro Preto-MG, 2003.

BOOG, Emilio Gruneberg; BIZZO, Waldir Antonio; VALLE, Teresa Losada. Avaliação Do Potencial Energético Dos Resíduos De Campo da
Cultura da Mandioca. Campinas: FEM/Unicamp, 2012. Disponível em: http://energia.fca.unesp.br/index.php/rat/article/view/1164. Acesso em: agosto 2015.

BRASIL. Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011 / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Produção e Agroenergia. 2. ed. rev. - Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006.

COUTINHO, Paulo; BOMTEMPO, José Vitor. Roadmap tecnológico em matérias-primas renováveis: uma base para a construção de políticas e estratégias no Brasil. Química Nova, 34, p. 910-916, 2011.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008 ISSN 1980-7031

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Plano nacional de agroenergia – 2006/2011. 2. ed. Brasília, DF, 2006

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Informativo da Embrapa Agroenergia. Edição nº 48, Brasília: Embrapa Agroenergia, 2013

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:
. Acesso em: 16 set. 2015.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Relatório de Pesquisa: Diagnóstico dos Resíduos Orgânicos do Setor Agrossilvopastoril e Agroindústrias Associadas. Brasília: IPEA, 2012.

ROCHA, José Dilcio. Briquetes e pellets de resíduos: tecnologia e potencial 9º Congresso Internacional de Bioenergia. Embrapa, São Paulo: 2014.

SOUSA, Taíse Azevedo. Desenvolvimento de Briquetes Autorredutores com Resíduo de Fundição e Fibra da Palmeira. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Materiais da Fundação Oswaldo Aranha: Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda: 2012. Disponível em: http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/memat/arquivos/dissertacao/7.pdf. Acesso em: 16 set. 2015.