Relato de Experiência no Sítio Arruda, São Miguel do Iguaçu - PR
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A visita ao Sitio Arruda foi realizada em Abril de 2014, pelos estudantes do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados, como complemento a disciplina de projetos integrados. Localizado no município de São Miguel do Iguaçu no Paraná, o Sitio do senhor Arruda, foi um dos locais alcançados pelo Programa Cultivando Água Boa da ITAIPU-Binacional, que motivou e apoiou agricultores como seu Arruda a deixar de efetivar a produção de monocultura pela produção orgânica. O projeto não só auxiliou os agricultores, através da melhora na renda e em sua qualidade de vida, como proporcionou benefícios ao meio ambiente. Em trilha interpretativa foram observados vários indicadores ambientais na propriedade, mostrando sua relevância em relação a gestão da área e a conservação da biodiversidade, com diversificação de produção e comercialização. Conhecimentos foram construídos, mostrando a importância do ensino, da extensão e da pesquisa para o incentivo ao pequeno produtor, à produção orgânica e o de se obter boas práticas agroecológicas, como as implementadas pelo programa Cultivando Água Boa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
COSTA, Mariluci Pinto et al.
Relato de Experiência no Sítio Arruda, São Miguel do Iguaçu - PR.
Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017.
ISSN 2236-7934.
Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21513>. Acesso em: 27 feb. 2021.
Palavras-chave
produção orgânica; meio ambiente; indicador ambiental
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).