As potencialidades da agricultura familiar em Seropédica/RJ a partir da sistematização de experiências
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Seropédica está situado na Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Estado do Rio Janeiro. Espaço com grande expansão e inchaço urbano. Mesmo assim ainda apresenta bastantes características agrárias, com predominância de unidades de base familiar, denominada agricultura familiar. A produção agrícola é umas das principais atividades econômicas do município, uma importante fonte de renda para as famílias produtoras, principalmente na produção de base familiar. Como objetivo desse trabalho, sistematizamos um agroecossistema, com intuito de demonstrar as potencialidades e a importância da agricultura familiar. Trabalhamos a partir de visitas de campo e levantamento de informações, onde mapeamos e sistematizamos, focando principalmente no aspecto social e produtivo. Através da metodologia de sistematização foi possível construir o diagrama de fluxos que demonstrou a diversidade produtiva em uma pequena extensão de área com participação e gestão efetiva da família na unidade familiar, manejo agroecológico com a maximização do uso dos recursos da propriedade, comercialização da produção em mercados próximos, fortalecendo a economia local, além da relação e função social da terra sendo exercida. Com isso foi concluímos que a agricultura familiar está presente no município como ponto-chave para o desenvolvimento rural sustentável, como fortalecimento econômico e empoderamento das famílias.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
DA FROTA, RONNIER CARNEIRO et al.
As potencialidades da agricultura familiar em Seropédica/RJ a partir da sistematização de experiências.
Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016.
ISSN 2236-7934.
Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21463>. Acesso em: 27 feb. 2021.
Palavras-chave
Agroecossistemas, Agroecologia, Produção Familiar e Extensão Rural
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AS-PTA. Modelização de Agroecossistemas- Propostas de padronização dos diagramas de fluxo.2011.
GUIMARÃES, L. D. D.; SANCHEZ, S. B.; DE ARAÚJO, S. D. Agroecologia como Alternativa de Produção Sustentável para Agricultura Familiar no Município de Seropédica. In: III Encontro Internacional em Educação Agrícola da UFRRJ, 2009, Seropédica. Resumos, Seropédica: UFRRJ, 2009. Disponível em:, Acesso em 22 maio. 2016.
SILVA, Mara Alexandre – A situação atual da olericultura em Seropédica – RJ: uma análise sobre a origem e o destino dos produtos comercializados/Mara Alexandre da Silva – 2012.74 f. il: grafs., tabs.
GUIMARÃES, L. D. D.; SANCHEZ, S. B.; DE ARAÚJO, S. D. Agroecologia como Alternativa de Produção Sustentável para Agricultura Familiar no Município de Seropédica. In: III Encontro Internacional em Educação Agrícola da UFRRJ, 2009, Seropédica. Resumos, Seropédica: UFRRJ, 2009. Disponível em:
SILVA, Mara Alexandre – A situação atual da olericultura em Seropédica – RJ: uma análise sobre a origem e o destino dos produtos comercializados/Mara Alexandre da Silva – 2012.74 f. il: grafs., tabs.