Perfil dos Acadêmicos do curso de Agronomia: um estudo de caso na fronteira Brasil-Paraguai

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Júlia Fernandes Sebastião Gabriel Chaves Maia

Resumo

O agrônomo é um profissional que trabalha para melhorar e conservar a qualidade e a produtividade de plantações e rebanhos. O objetivo desse trabalho foi verificar o perfil dos ingressantes do curso de Agronomia das Faculdades Magsul, no ano de 2016, Ponta Porã–MS. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado aos ingressantes do curso, versando a respeito dos temas: a opção da escolha do curso de agronomia. Participaram 20 acadêmicos, na qual o predomínio é do sexo é masculino (90%); a faixa etária média é de 21 anos; que 55% dos estudantes de Agronomia utilizam automóvel próprio para ir á faculdade; para custear as despesas da Faculdade 70% dos acadêmicos possuem emprego formal e 30% dependem diretamente da ajuda dos pais. A escolha pelo curso se deu devido á identificação com o meio rural, pois 65% dos acadêmicos nasceram em meio urbano e 35% nasceram no meio rural.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERNANDES, Ana Júlia; MAIA, Sebastião Gabriel Chaves. Perfil dos Acadêmicos do curso de Agronomia: um estudo de caso na fronteira Brasil-Paraguai. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21460>. Acesso em: 04 dec. 2020.
Palavras-chave
ensino superior, representação social, percepção
Seção
Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Referências

ANDRADE, C. L. O aluno do curso superior noturno: um estudo de caso, Univar, 1986.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BORGES, M. N.; AGUIAR, N. B. G. Diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia – Análise comparativa das propostas da ABENGE e do MEC. ABENGE – Revista de Ensino de Engenharia, v. 19, n. 2, dez., Brasília, p. 1-7, 2000.

CASSOL, A. E.; Agronomia - veja características da profissão, 2014. Disponível em: . Acesso: 13/09/2016.

MANCEBO, D.; FÁVERO, M. de L. de A. (org.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004.

SIMONETTI, A. P. M. Caracterização do perfil dos alunos ingressantes 2015 no Curso de Agronomia da Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel – PR. Faculdade Assis Gurgacz, de