Você conhece esses símbolos? Entrevista com a população de Gloria de Dourados/MS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elinéia Rodrigues da Cruz Valéria Surubí Barbosa Daniele Torres Aro

Resumo

A rotulagem de alimentos representa o elo entre o consumidor e o produto, sendo importante canal de comunicação acerca das características do produto. O presente trabalho avaliou o conhecimento e a compreensão dos rótulos de produtos utilizados pela população do município de Glória de Dourados, MS. O estudo foi feito a partir de uma dinâmica individual aplicado em 20 consumidores, sendo usado como instrumento de estudo um banner com os símbolos de orgânico, transgênico, agrotóxico, livre de crueldade, e reciclagem. Os resultados obtidos foram que 40% dos entrevistados possuíam ensino médio completo, 40% possuíam ensino superior completo, ambos obtiveram 100% de conhecimento dos símbolos, os outros 20% possuíam ensino fundamental incompleto, os quais não tinham conhecimento dos símbolos: transgênico e livre de crueldade. Nota-se então, que as informações quanto ao significado de cada símbolo, não estão sendo claro o suficiente para alcançar este publico de pessoas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DA CRUZ, Elinéia Rodrigues; BARBOSA, Valéria Surubí; ARO, Daniele Torres. Você conhece esses símbolos? Entrevista com a população de Gloria de Dourados/MS. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21454>. Acesso em: 26 nov. 2020.
Palavras-chave
alimentação saudável, consumidor, símbolos não reconhecidos.
Seção
Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Referências

CONSEA. Princípios e diretrizes de uma política nacional de segurança alimentar e nutricional. Brasília(DF), CONSEA, 2004.

COSTABEBER, José Antônio. Transição agroecológica: do produtivismo à ecologização.

DELIZA, R. et al. Percepção do Consumidor. Ministério da agricultura, pecuaria e abastecimento, Rio de Janeiro/RJ, 2005.
Disponível em http://www.ufsm.br/desenvolvimentorural/textos/32.pdf. Acesso em: 14/08/2012.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2000.

RODRIGUES, M.C.; ARANTES, O.M.N. Direito Ambiental e Biotecnologia: uma abordagem sobre os transgênicos sociais. Curitiba: Juruá, 2004. 104p

SANTOS, G. C. D.; MONTEIRO*, M. SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, Araraquara/SP, 2004.
VALENTE, F. (org). Direito Humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo: Cortez, 2002.

VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006.