Agrobiodiversidade e a agricultura urbana em Aral Moreira-MS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sebastião Gabriel Chaves Maia Lucas Limeira Rodrigues

Resumo

As representações das ruralidades no meio urbano dão suporte para o desenvolvimento da agricultura urbana praticada especialmente em espaços ociosos no meio urbano como lotes baldios e áreas públicas, sendo praticada nos mesmos moldes da agricultura familiar. Este trabalho tem como enfoque conhecer as representações sociais do meio rural no espaço urbano por meio da organização das hortas presentes nestes espaços no município de Aral Moreira-MS, na forma de um estudo de caso. Assim trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, com abordagem etnoecológica, utilizando-se como técnicas de pesquisa a observação direta, a entrevista semiestruturada e listagem livre.A organização destas hortas urbanas são exemplos da aplicação da representatividade do meio rural em ambientes urbanos. Cabe destacar que o desenvolvimento destas atividades auxilia uma organização urbana levando a um bem estar local e contribuem de sobremaneira, para a economia local e conservação da agrobiodiversidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MAIA, Sebastião Gabriel Chaves; RODRIGUES, Lucas Limeira. Agrobiodiversidade e a agricultura urbana em Aral Moreira-MS. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21426>. Acesso em: 01 dec. 2020.
Palavras-chave
ecologia humana, agrobiodiversidade urbana, economia urbana.
Seção
Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Referências

AMOROZO, M. C. M. Sistemas agrícolas de pequena escala e a manutenção da agrobiodiversidade – uma revisão e contribuições. Rio Claro, SP: Edição do autor; Botucatu: FCA – UNESP, 2013.

ASSAD, Maria Leonor Lopes; ALMEIDA, Jalcione. Agricultura e Sustentabilidade: Contexto, Desafios e Cenários. Publicado em 2004. Disponível no site: . Acesso em: 05/07/2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa?. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MAIA, S. G. C. Aspectos do mecanismo de compensação da reserva legal em unidades de conservação no estado de Mato Grosso: Parque Estadual Encontro das Águas, pantanal mato-grossense. 2011. 177f. Dissertação (Mestrado). UFMT. Cuiabá, MT, 2011.

MAIA, S. G. C. Representações do meio rural no espaço urbano: a Agricultura urbana e conservação da Agrobiodiversidade: Um estudo de caso no município de Piracicaba, São Paulo. 2015. Disponível no site: . Acesso em: 05/07/2016.