Identificação da diversidade de produtos comercializados na IV Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA) em Laranjeiras do Sul, PR.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jakeline Martins Vaz Edson Novak de Oliveira Leonardo Pereira Xavier Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira Josimeire Aparecida Leandrini

Resumo

A região da Cantuquiriguaçu caracteristicamente tem sua base de produção a agropecuária, focado em commodities. Entretanto, existem iniciativas de produção de alimentos de base ecológica que se utilizam de canais alternativos de comercialização, como feiras. Realizou-se um estudo para identificar a diversidade de produtos comercializados na IV Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia, FESA. Foram identificadas 10 categorias com 114 tipos de produtos diferentes. As categorias de maior importância foram processados de origem vegetal com 35 tipos de produtos; hortaliças com 33 tipos e processados de origem animal com 17 tipos de produtos. A diversificação de produtos ressalta a contribuição da agricultura familiar em construir mercados e contribuir com a soberania e segurança alimentar da região.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VAZ, Jakeline Martins et al. Identificação da diversidade de produtos comercializados na IV Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA) em Laranjeiras do Sul, PR.. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21418>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
alimentos de base ecológica, comercialização, mercados alternativos, região Cantuquiriguaçu
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Referências

CANOSA, Gabriela Arruda; CONCEIÇÃO, Cristiano Almeida da; SCHREINER, Camila Traesel. A6-35 Feira Agroecológica de Laranjeiras do Sul: uma experiência de comercialização direta de produtos diversificados na Cantuquiriguaçu, PR. Memorias Del V Congreso Latinoamericano De Agroecología Archivo Digital: descarga y online ISBN 978-950-34-1265-7.

CANQUERINO, Yogo Kubiak; NUNES, Paulo Alexandre; CARPES, Antonio Maria da Silva. Estrutura Produtiva do Território Cantuquiriguaçu com abordagem insumo-produto para o ano de 2010. Gestão e Desenvolvimento em Revista, v. 1, n.1, jan-jun/2015.

GODOY, Wilson Itamar; DOS ANJOS, Flávio Sacco. A Importância das Feiras Livres Ecológicas: Um Espaço de Trocas e Saberes da Economia Local. Cadernos de Agroecologia, v. 2, n. 1, 2007.

MARQUES, Pedro Valentim; MELLO, P. C.; MARTINES FILHO, J. G. Mercados futuros e de opções agropecuárias. Piracicaba, SP. Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq-USP, 2006.

VAZ, J. M.; BACK, G. K.; PEREZ-CASSARINO, J. 15123-Transição Agroecológica e Construção de Mercados na Região da Cantuquiriguaçu e Região Centro do Paraná. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, 2013.