Experiências Transdisciplinares no Estágio Supervisionado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria de Fátima Viegas Josgrilbert Alessandra Viegas Josgrilbert Emne Mourad BOUFLEUR Sebastião Gabriel Chaves Maia

Resumo

Relata-se neste artigo um projeto de estágio supervisionado para o Curso de Pedagogia, das Faculdades Magsul de Ponta Porã/MS que rompe com as propostas convencionais, transformando-o em um projeto de trabalho transdisciplinar. A equipe da instituição decidiu abolir o modelo tradicional, implantando o projeto: “Magsul xô Aedes”, pois na missão da instituição consta a expressão "melhoria da qualidade de vida". Então, o objetivo do projeto de estágio voltou-se para a busca de alternativas ao combate às doenças causadas pelo mosquito “Aedes aegypti”, uma vez que o início do ano letivo de 2016 está sendo prejudicado pelo alto índice de faltas, tanto de alunos quanto de professores com dengue. Para desenvolver essa proposta pedagógica, foi formado um grupo de estudos, a fim de que o alicerce teórico sobre a transdisciplinaridade e o pensamento complexo fosse estudado, com base em Morin (2000, 2011, 2013). Esse estágio foi inspirado em uma proposta já desenvolvida por Suanno (2015). Um trabalho pedagógico, com base na pesquisa e no conhecimento da realidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JOSGRILBERT, Maria de Fátima Viegas et al. Experiências Transdisciplinares no Estágio Supervisionado. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21397>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Palavras-chave
transdisciplinaridade; projeto; proposta pedagógica
Seção
Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Referências

FACULDADES MAGSUL. Projeto Pedagógico Institucional. Ponta Porã, MS. 2015.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MORAES, Maria Cândida e ALMEIDA, Maria da Conceição. Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak editora, 2012.

MORIN, E. A Via: para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

______ . Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

______ . Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Cooperação internacional pelas águas: metatema no estágio curricular do Curso de Pedagogia. In: PINHO, Maria José de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique; FERRAZ, Elzimar Pereira Nascimento (orgs.). Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2015.