Reativação do Viveiro de Mudas no Projeto de Assentamento São Francisco – Canutama/AM.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Cunegundes Weckner Rodrigues Silvio Vieira da Silva Ivanete Franco dos Santos Aline Mendes de Freitas André Moreira Bordinhon

Resumo

O presente relato descreve as atividades de reativação do viveiro de mudas na comunidade do PA São Francisco – Canutama/AM, para produzir mudas a partir de semente oriunda da comunidade. O núcleo buscou mostrar com esta ação a importância do viveiro de mudas, principalmente quando se visa adquirir mudas de qualidade. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em 4 etapas: A primeira foi na sala do NUPEAS com levantamentos bibliográficos, assunto relacionado ao tema, confecção de cartilha e oficina. A segunda etapa foi na Comunidade onde foi feita uma oficina sobre construção do viveiro e produção de mudas. Na terceira etapa foi feito a montagem do viveiro que é o local onde acontece todo processo de produção de muda. O viveiro construído foi de madeira e todo cercado com sombrite a fim de proteger de animais e insetos. O tamanho do viveiro foi de 6m largura x 10m de comprimento, a mão de obra foi dos próprios comunitários juntos com a equipe do NUPES. Na quarta etapa foi feito um mutirão para produção das mudas, estavam no mutirão alunos, equipe do NUPEAS e agricultores da comunidade. A participação na oficina teve envolvimento de aproximadamente 45 pessoas, entre eles comunitários, alunos da escola da comunidade, equipe do NUPEAS, sócios da associação, homens, mulheres, jovens e crianças. O incentivo da produção de mudas a partir da prática de base agroecológica possibilita que os agricultores do assentamento sejam multiplicadores para outras comunidades rurais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RODRIGUES, José Cunegundes Weckner et al. Reativação do Viveiro de Mudas no Projeto de Assentamento São Francisco – Canutama/AM.. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21392>. Acesso em: 26 nov. 2020.
Palavras-chave
Viveiro, mutirão, mudas.
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

GOES, A. C. P. Viveiro de mudas: construção, custo e legalização. EMBRAPA Amapá. Documento, 64. Macapá: EMBRAPA Amapá, 2ª ed, atuali. e ampl. 32p. 2006.

RAMOS, J. D.; CHLFUN, N. N. J.; PASQUAL, M.; RUFINI, J. C. M. Produção de mudas de plantas frutíferas por semente. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.23, n.216, p.64-72, 2002.