Trabalho social com implantação de hortas caseiras e plantas medicinais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wellington Rubim de Oliveira Néstor Antonio Heredia Zárate Maria do Carmo Vieira Elissandra Pacito Torales

Resumo

Necessário se faz a junção de esforços interinstitucionais para que se incentive a produção de alimentos para o próprio consumo e de plantas medicinais. Os trabalhos com hortaliças e plantas medicinais fazem parte de projetos de extensão, com oferecimento de cursos práticos, ministrados nos fundos de quintal de diferentes Instituições. Dentre os inúmeros trabalhos realizados, ou em condução, têm-se 1) UFGD e TV Morena, em Dourados, ensinam a cultivar hortaliças para combater o estresse de trabalho e melhorar o cardápio familiar; 2) Horta caseira e horto de plantas medicinais como forma de ocupação e de valorização da vida; 3) Horta escolar: a UFGD ensina a valorizar a terra e a melhorar a alimentação; 4) WORKSHOPS discutem plantas medicinais há 14 anos em Dourados-MS. Dentre os resultados obtidos nos diferentes trabalhos de extensão citam-se (1) a manutenção das hortas e dos hortos de plantas medicinais, para abastecer parte das necessidades da instituição e (2) mostrar aos alunos da UFGD e à sociedade douradense o valor de um trabalho social e da importância da UFGD na prestação de serviço, levando à melhoria do bem estar dos cidadãos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE OLIVEIRA, Wellington Rubim et al. Trabalho social com implantação de hortas caseiras e plantas medicinais. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21385>. Acesso em: 30 nov. 2020.
Palavras-chave
Produção de hortaliças, ação participativa, UFGD.
Seção
Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Referências

BARROS, K. O Valor do Trabalho Voluntário. Disponível em Acessado em 8-5-2016.

CORULLÓN, M. O. Trabalho Voluntário. Disponível em: Acessado em 7-5-2016.

FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 3. ed. Viçosa: UFV, 2008. 421p.

HEREDIA VIEIRA, D. A.; HEREDIA ZÁRATE, N. A.; VIEIRA, M. C.. Horta caseira. Premissas, v.1, p.64 – 68, 2011.

LOTURCO, B. Trabalho voluntário também traz ganhos profissionais. Disponível em Acessado em 8-5-2016.

PICKERAL, T. Escolas, universidades e trabalho voluntário. Revista Eletrônica da USIA, v.3, n.2, Setembro de 1998. Disponível em Acessado em 12-6-2016.

SIQUEIRA, W. Voluntariado Solidário e Responsabilidade Social. Disponível em Acessado em 28-6-2016.