Relato de Experiência na Recuperação da Sub-bacia do Rio Palha na Amazônia Ocidental através do Projeto Viveiro Cidadão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Suellen Fernanda Mangueira Rodrigues Sergio Aparecido Seixas da Silva Marcos Antonio de Souza

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar as experiências vividas pelo Projeto Viveiro Cidadão na conscientização, estratégias e ferramentas utilizadas para a recomposição dos ambientes degradados e uso racional dos recursos naturais. Com o propósito de recuperar áreas degradadas no Estado de Rondônia, a ONG Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé executa desde 2008 diversos projetos, visando à recuperação de matas ciliares na sub-bacia do rio Palha, dentre estes o Projeto Viveiro Cidadão patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O Projeto alcançou uma meta muito além dos 100ha previstos inicialmente para a recomposição florestal das áreas degradadas de mata ciliar, totalizando uma área de 130,497ha. Incluindo os Sistemas Agroflorestais e Sombreamento de Pastagem, ao todo foram doadas aproximadamente 650 mil mudas e mais de 150 propriedades rurais foram contempladas com o projeto, entre os anos de 2013 a 2015. Desta forma, se faz necessários outros projetos como este, que visa à recuperação, restauração e a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos no Bioma Amazônico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MANGUEIRA RODRIGUES, Suellen Fernanda; SEIXAS DA SILVA, Sergio Aparecido; DE SOUZA, Marcos Antonio. Relato de Experiência na Recuperação da Sub-bacia do Rio Palha na Amazônia Ocidental através do Projeto Viveiro Cidadão. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21381>. Acesso em: 30 nov. 2020.
Seção
Agroecol 2016 - Uso e Conservação dos Recursos Naturais

Referências

OLIVEIRA, O. A. de; História: Desenvolvimento e Colonização do Estado de Rondônia. Porto Velho, RO: Dinâmica Editora e Distribuidora, 1999.

FERREIRA, D. A. C.; DIAS, H. C. T; Situação Atual da Mata Ciliar do Ribeirão São Bartolomeu Em Viçosa. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.28, n.4, p.617-623, 2004.

INPE - Taxas anuais do desmatamento - 1988 até 2015. Disponível em . Acesso em 24 de outubro de 2016.