Produção agroecológica e gestão participativa no manejo sustentável dos produtos da floresta na RESEX Lago do Cuniã, Rondônia – Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Irenilda de Sousa Dias Tânia Olinda Lima Clodoaldo de Oliveira Freitas Eliane Silva Leite Bruna Érica de Oliveira

Resumo

O relato de experiência busca mostrar a importância das organizações sócio produtivas do campesinato na construção de um modelo de desenvolvimento social e econômico que pensa a inclusão humana nas várias dimensões de suas necessidades e capacidades como estratégia para a sustentabilidade. A partir da realidade vivida pela Cooperativa dos Pescadores, Aquicultores, Agricultores e Extrativistas da RESEX Cuniã (COOPCUNIÃ) que se dedica, desde a sua fundação em 2011 até os dias atuais, as atividades extrativistas de produtos da floresta e, ao projeto de manejo do jacaré, em função da importância desse trabalho no controle da espécie, cuja superpopulação ameaçava a segurança da comunidade. Foi realizado um trabalho de intervenção na COOPCUNIÃ e para isto utilizou-se de ferramentas participativas em oficinas de formação, planejamento e diagnóstico, chegando à definição de Planos de Ação posteriormente implementados na cooperativa agrícola comunitária. Os resultados parciais desse estudo e dessa intervenção, apoiada pelo serviço público de ATER, destaca o incremento na inclusão de jovens e mulheres na cooperativa como um aporte relevante para as organizações da Agricultura Familiar, destacando além da melhoria da qualidade de vida na comunidade, a conservação do meio ambiente a partir de um plano de manejo participativo, elaborado e executado sob coordenação do ICMBio, com envolvimento direto dos moradores(as) e gestão da cooperativa local.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DIAS, Maria Irenilda de Sousa et al. Produção agroecológica e gestão participativa no manejo sustentável dos produtos da floresta na RESEX Lago do Cuniã, Rondônia – Brasil. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21371>. Acesso em: 02 dec. 2020.
Palavras-chave
atividades extrativistas; serviço de Ater; metodologias participativas; agricultura familiar.
Seção
Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Referências

JARA, Oscar. El reto de teorizar sobre la práctica para transformarla. In: GADOTTI, Moacir & TORRES, Carlos Alberto. Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1988.

MARTI, J. Participación ciudadã. In: VILLASANTET, T.; MONTAÑÉS, M.; MARTI, J. (org) La investigación social participativa: construyendo ciudadanía 1. Ed. El viejo topo. Madrid, 2000.