Formação de Composto no PA São Francisco - Canutama a Partir de Resíduos Agrícolas Oriundos na Comunidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Cunegundes Weckner Rodrigues José Augusto Figueira da Silva Joana Darque Toscano Ana Cláudia Fernandes Nogueira André Moreira Bordinhon

Resumo

O presente trabalho foi realizado na comunidade PA São Francisco junto com a equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socieconomia e agroecologia – NUPEAS. O Núcleo com esta ação visou conscientizar os moradores de como eles podem reutilizar os resíduos agrícolas, conservando o ambiente causando menos impactos no ecossistema. O trabalho teve inicio em 2016 no mês de abril, pelo NUPEAS em parceria com a comunidade PA São Francisco/Canutama no sul do Amazonas. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em 4 etapas: A primeira foi na sala do NUPEAS com levantamentos bibliográficos e assunto relacionado ao tema e montagem do material. A segunda etapa foi na Comunidade no Projeto de Assentamento São Francisco – Canutama/AM. Foi feita uma oficina sobre todo aspecto da composteira: material usado, tipos de composteira, os fatores que afetem. Na terceira etapa foi feito a construção da composteira que é o local onde acontece o processo de compostagem. Na quarta etapa foi feito a montagem das pilhas de compostagem onde foram montadas as camadas de acordo com a relação carbono (C) e Nitrogênio (N) relação C/N e tamanho da pilha. O processo de compostagem ficou pronto depois de 50 dias. A participação na oficina teve envolvimento de aproximadamente 15 pessoas, entre eles comunitários, equipe do NUPEAS, sócios da associação, homens, mulheres, jovens contribuíram com seus relatos, e que sejam multiplicadores para outras comunidades rurais do Sul do Amazonas, além de incentivá-los ao processo da transição agroecológica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RODRIGUES, José Cunegundes Weckner et al. Formação de Composto no PA São Francisco - Canutama a Partir de Resíduos Agrícolas Oriundos na Comunidade.. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21362>. Acesso em: 01 dec. 2020.
Palavras-chave
Material vegetal, adubação, produto orgânico, qualidade de vida.
Seção
Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis

Referências

KIEHL, E. J. Manual de Compostagem: Maturação e qualidade do composto. Piracicaba, 173 p. 1998.

OLIVEIRA, A. M. G.; AQUINO, A. M., CASTRO NETO, M. T. Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Circular técnico 76. 2005.