O Protagonismo dos Jovens Agricultores Familiares nos Assentamentos e seus Projetos com Base Agroecológica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Heidiane Nascimento Feitosa Thais Magalhães Silva Grécica Mariana Colombo Clodoaldo de Oliveira Freitas Eliane Silva Leite

Resumo

O presente trabalho é resultado do projeto Agroecológico e Cidadão da Juventude nos Assentamentos na Amazônia (UNIR/CNPq/MDA-INCRA) idealizado pelos professores da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Departamento de Engenharia de Pesca, desenvolvido nos assentamentos dos municípios de Presidente Médici e Nova Brasilândia D’Oeste em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia – FETAGRO. O projeto atua na formação de jovens agricultores oriundos dos assentamentos de forma compartilhada com a execução de contrato de ATER para agroecologia sendo desenvolvido em sistema de alternância com ações práticas de manejo sustentável das unidades familiares nas comunidades dos assentados. Tem como objetivo promover capacitação agroecológica e cidadã para fortalecer a inclusão social e produtiva de jovens agricultores familiares, evidenciando o protagonismo jovem de modo a fortalecer a agricultura familiar nos assentamentos para a conquista de autonomia, geração de renda e fixação do jovem no campo. Cada jovem participante do projeto é obrigado a desenvolver em sua propriedade, um Projeto Produtivo ou de Melhoria de Renda com foco em práticas agroecológicas, almejando geração de renda, o qual é acompanhado pela equipe do projeto. A ação dos instrumentos de pesquisa abrange estudantes, professores/pesquisadores da UNIR, coordenação da FETAGRO e jovens agricultores familiares. Os resultados mostraram que o projeto consolidou a inclusão social produtiva, o acesso a mercados com a venda dos seus produtos agroecológicos e consequentemente o fortalecimento da agricultura familiar, contribuindo como mecanismo facilitador da autonomia dos jovens nas propriedades rurais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FEITOSA, Heidiane Nascimento et al. O Protagonismo dos Jovens Agricultores Familiares nos Assentamentos e seus Projetos com Base Agroecológica. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21344>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
Juventude; Agroecologia; Renda; Permanência; Campo.
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas