Projeto produtivo agroecológico: diversificação da produção na perspectiva da soberania e segurança alimentar para a autonomia da juventude rural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruna Érica de Oliveira Tânia Olinda Lima Clodoaldo de Oliveira Freitas Thais Magalhães Silva Eliane Silva Leite

Resumo

O Projeto Sementes Agroecológicas: Transformação Cidadã da Juventude do Campo na Amazônia, tem como foco principal fomentar políticas de formação agroecológica e cidadã para fortalecer a inclusão social e produtiva de jovens agricultores\pescadores e agricultoras\pescadoras familiares. O relato de experiência foi descrito a partir de visitas in loco (monitoramento) nos projetos produtivos dos cursistas, pela equipe multidisciplinar do projeto. Durante as visitas de monitoramento podemos verificar que alguns jovens estão empenhados em produzir alimentos de qualidade embasados na soberania e segurança alimentar, dentre os projetos produtivos implantados encontramos: cultivo de hortaliças orgânicas, café agroecológico, suinocultura, caprinocultura, avicultura, minhocário, apicultura, produção de alimentos cítricos como limão e maracujá, mandioca e seus derivados (farinha), melancia, cajá, banana, cacau, pimenta do reino, tomate, mudas de rosa do deserto e plantas tropicais ornamentais, piqueteamento para rotação do gado leiteiro e otimização de espaço na propriedade, e gerenciamento de resíduos orgânicos. O processo de capacitação desenvolvido nos encontros de formação/módulos tem instruído e ajudado os/as jovens na tomada de decisão, no entanto vários problemas ainda ocorrem, como a não utilização de planejamento e acompanhamento dos custos de produção, e problemas eventuais como morte de animais, escalonamento de produção e inserção de práticas agroecológicas em todo processo produtivo. Portanto, pode-se verificar que, com a inserção destes jovens no projeto Sementes Agroecológicas houve uma maior qualificação e adoção de práticas agroecológicas para potencializar os projetos produtivos, diversificação de produção nas propriedades, acesso a mercados institucionais e privados para conquista da autonomia, incentivo a permanência do jovem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, Bruna Érica de et al. Projeto produtivo agroecológico: diversificação da produção na perspectiva da soberania e segurança alimentar para a autonomia da juventude rural. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21328>. Acesso em: 01 dec. 2020.
Palavras-chave
Formação; agroecologia; projetos produtivos; Ater.
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos