Avaliação de Sustentabilidade na Chácara Pingo de Ouro no Município de Glória de Dourados – MS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elinéia Rodrigues da Cruz Cristiane Ferrari Bezerra Santos Valéria Surubi Barbosa

Resumo

O trabalho tem como objetivo realizar uma analise social, econômica e ambiental no contexto de Indicadores de Sustentabilidade, utilizando-se da metodologia de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) o qual possibilita ao agricultor fazer sua própria avaliação. Os indicadores foram mensurados a partir de questionários com questões semiestruturadas e integrados em uma mesma unidade de avaliação, recebendo os seguintes valores de referência: 0 = grau inexistente, 1 = grau crítico 2 = grau aceitável e 3 = grau desejado de sustentabilidade. Através da construção de gráficos radiais foi possível ter uma avaliação integrada entre produtor e avaliador, atribuindo graus de sustentabilidade. A avaliação do indicador de sustentabilidade na propriedade foi avaliada como grau aceitável de sustentabilidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DA CRUZ, Elinéia Rodrigues; BEZERRA SANTOS, Cristiane Ferrari; BARBOSA, Valéria Surubi. Avaliação de Sustentabilidade na Chácara Pingo de Ouro no Município de Glória de Dourados – MS. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21317>. Acesso em: 30 nov. 2020.
Palavras-chave
Pedagogia da alternância, agricultura familiar, Diagnóstico Rural Participativo (DRP).
Seção
Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis

Referências

VERDEJO, M. E. Diagnostico Rural Participativo: Guia Prático DRP-Brasília, março de 2006.

VERONA, L. A. F. Avaliação de sustentabilidade em agroecossistemas de base familiar e em transição agroecológica na região sul do Rio Grande do Sul. Pelotas, 2008. 193 P.