Sistema produtivo da bovinocultura leiteira na agricultura familiar do Assentamento Santa Olga em Nova Andradina, MS: alguns passos rumo à agroecologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jaqueline Silva Nascimento Vanderlei Conceição Fabrícia Silva Ramos Euclides Reuter Reuter Oliveira

Resumo

Com esse trabalho objetivou-se conhecer e compreender o sistema de criação de bovinocultura leiteira em transição agroecológica, do sítio Estrela da Manhã, localizado no Assentamento Santa Olga, no Município de Nova Andradina-MS. Para tanto, empregou-se metodologia qualitativa composta por uma série de procedimentos pautados na observação, vivência e análise, utilizando técnicas de observação e conversa com o proprietário, de natureza exploratória e descritiva. Utilizou-se um questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas, com o intuito de conhecer a área da propriedade, forma de distribuição das atividades produtivas, o tipo de pastagem predominante, a quantidade de animais, o levantamento dos alimentos volumosos utilizados, a principal atividade geradora de renda, o método de escoamento da produção, o manejo sanitário dos animais, a alternativa referente ao avanço tecnológico e os aspectos socioeconômicos. Os resultados apontam para a importância do processo de transição agroecológica desde o planejamento até o controle das atividades realizadas na propriedade, compreendendo a aquisição de produtos externos até a comercialização da produção, envolvendo, também, o potencial dos recursos disponíveis que possibilitam melhorias nos aspectos sociais e econômicos do agricultor familiar e na propriedade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NASCIMENTO, Jaqueline Silva et al. Sistema produtivo da bovinocultura leiteira na agricultura familiar do Assentamento Santa Olga em Nova Andradina, MS: alguns passos rumo à agroecologia. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21297>. Acesso em: 02 dec. 2020.
Palavras-chave
Agricultura familiar, manejo agroecológico, produção de leite
Seção
Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis