A Agroecologia como Opção para a Produção de Hortaliças na Agricultura Familiar no Município de Ivinhema, Mato Grosso do Sul

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosangela Aparecida Pedrosa Zefa Valdivina Pereira

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no Sítio 4R, gleba azul, no município de Ivinhema, MS, teve como objetivo fomentar práticas agroecológicas na produção de hortaliças para o consumo familiar e comercialização em feiras livres. Implantou-se uma horta agroecológica como Unidade Referência para a comunidade local, com uma área de 2400m2 na qual foram aplicados princípios e práticas agroecológicas de manejo, produção, conservação do solo, controle de insetos e doenças, bem como utilização de insumos produzidos no próprio local. Os resultados obtidos estão relacionados ao aumento da diversidade de cultivos, produção para o consumo familiar e para comercialização. A produção ocorreu em um período de 60 a 90 dias com baixo custo e com aproveitamento de resíduos produzidos na própria unidade de produção.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PEDROSA, Rosangela Aparecida; PEREIRA, Zefa Valdivina. A Agroecologia como Opção para a Produção de Hortaliças na Agricultura Familiar no Município de Ivinhema, Mato Grosso do Sul. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21265>. Acesso em: 02 dec. 2020.
Palavras-chave
Biodiversidade, Sustentabilidade, Segurança Alimentar
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998. 110 p.
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba, RS: Agropecuária, 2002. 592 p.
ALTIERI. M, A. NICHOLLS, I. Agroecologia resgatando a agricultura orgânica a partir de um modelo industrial de produção e distribuição. Ciência & ambiente, 2003.
CNSAN - CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURAÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 2007 Belo Horizonte. Caderno de textos... Brasília: MDS/Consoa/MDA/MEC/FNDE. 2007. 89 p.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.
FEIDEN, A. Agroecologia: Introdução e Conceitos. In: Agroecologia princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável, Brasília-DF. Embrapa informação tecnológica, 2005.
FILGUEIRA, F.A.R. Novo manual de Olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: UFV, 2000. 402 p.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. 653 p.
HECHT, S.B. A evolução do pensamento agroecológico. In: ALTIERI, M.A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989.
LONGHI, A. Agroecologia e soberania alimentar. 2008. Disponível em: http://cetap.org.br/wp-content/uploads/2008/10/agroecologia-e-soberania-alimentar2.pdf. Acesso em: 16/02/2015
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva 2005.
PADOVAN, M. P.. (Org.). Conversão de sistemas de produção convencionais para agroecológicos: novos rumos para a agricultura familiar. 1ªed.Dourados-MS: Edição do Autor, 2006, 24p
POLONSKY, M. J.; MINTU-WINSATT, A. T. Environmental marketing: strategies, practice, theory and research. New York: The Haworth, 1997
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003 < Disponível em...www.planalto.gov.br > em 22/04/2015
ROCHA, J.M. Análise de custos de produção e comercialização de hortaliças pelos cultivos convencional e orgânico em Antônio Carlos – SC.Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina,Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis,2010.
SOUZA, J.L.GARCIA, R.D.C. Custos e rentabilidades na produção de hortaliças orgânicas e convencionais no estado do Espírito Santo. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), v.3, n.1, p.11-24, Julho 2013.
TACCONI NETO, E. A.; RAMOS, A. S. M.; TACCONI, M. de F. F. da S. Fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do rio grande do norte. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 12, n, dois, p. 249-262, 2010.
37.BUTTEL, Frederick H. (1995): “Transiciones agroecológicas en el siglo XX: análisis preliminar”. En: Agricultura