AGROECOLOGIA COMO CIÊNCIA MULTIDICIPLINAR QUE TRANSFORMA A AGRICULTURA CONVENCIONAL EM AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: Práticas Desenvolvidas pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alexsandra Maria da Silva Paulo Bandeira de Lima Francisco Das Chagas Dantas Paulo José de Santana Germano de Barros Ferreira

Resumo

Este artigo tem como finalidade proporcionar aos leitores uma visão integral, baseada em inovação no gerenciamento da propriedade agrícola, tomando com eixo transformador a agroecologia, ciência multidiciplinar que possibilita a construção de ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Ações estas, desenvolvidas e disseminadas pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, uma Organização sens fins lucrativos, titulada OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que vem formando profissionais, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas, e na promoção do desenvolvimento sustentável. Com a integração dos conceitos e princípios agroecológicos, em conexão com o empreendedorismo e a inovação, junto aos jovens e as famílias rurais. E que apartir do processo formativo, estes possam qualificar suas ações e produtos, sem agredir o meio ambiente e os ecossistemas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DA SILVA, Alexsandra Maria et al. AGROECOLOGIA COMO CIÊNCIA MULTIDICIPLINAR QUE TRANSFORMA A AGRICULTURA CONVENCIONAL EM AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: Práticas Desenvolvidas pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21257>. Acesso em: 04 dec. 2020.
Palavras-chave
Palavra Chave: Inovação. Agroecologia. Desenvolvimento Sustentável.
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Referências

CAPORAL, Francisco Roberto. Extensão Rural e Agroecologia. Recife: Bagaço, 2015. P. 280.

LEITE, Emanuel. O Fenômeno do Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012. P.361.

MOURA, Abdalaziz. Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de apoio ao Desenvolvimento sustentável. Gravatá: SERTA, 2ª Ed. 2003. p. 15-17, 105-120.

PRIMAVESI, Ana. Manejo Ecológico do Solo. Editora: Nobel. 2002.