Processo De Secagem De Frutos De Bocaiuva Visando Seu Beneficiamento Mecânico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fábio Galvani Aurélio Vinicius Borsato Simone Palma Favaro

Resumo

Neste trabalho, procurou-se estabelecer uma condição ideal para o processo de secagem de frutos de bocaiuva visando atender etapas subsequentes do processo de extração mecânica das cascas e polpa em equipamento protótipo. Os frutos de bocaiuva foram coletados na região do Pantanal de Corumbá, MS, durante a safra de 2015. Posteriormente, os frutos foram homogeneizados, selecionados em dois lotes e submetidos a dois ensaios em duplicata de secagem em estufa com circulação de ar a 60oC monitorando a umidade dos frutos (14% e 19%) em cada lote. Após a secagem, os lotes foram processados em equipamento protótipo em condições de operação específicas para o descascamento e despolpamento para validar o processo de secagem e permitir estabelecer as condições mínimas para esta etapa no beneficiamento dos frutos. Também foram processados frutos frescos para a validação do processo de secagem, além da averiguação do aspecto dos frutos após o processamento de cada lote no protótipo. Foi observado que a permanência dos frutos por 20h nas condições estabelecidas de secagem foram suficientes nas etapas subsequentes do processo. Tais resultados contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva da bocaiuva no Estado de Mato Grosso do Sul e abre uma perspectiva de melhoria e agregação de valor ao produto para comunidades e demais produtores rurais que utilizam da espécie para obter novas fontes de renda.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GALVANI, Fábio; BORSATO, Aurélio Vinicius; FAVARO, Simone Palma. Processo De Secagem De Frutos De Bocaiuva Visando Seu Beneficiamento Mecânico. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21252>. Acesso em: 26 nov. 2020.
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

FARIAS, T.M. Biometria e processamento dos frutos da macauba (Acrocomia sp) para a produção de óleos. 2010. 93p. Dissertação (Mestre em Engenharia Química). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2010.

GALVANI, F.; FERNANDES, J. Extração mecânica da polpa da bocaiuva voltada para a fabricação de alimentos em comunidades extrativistas de Miranda, MS. Cadernos de Agroecologia, Vol. 5 N.1, 2010.

GALVANI, F.; SORRILHA, G. M.; ALMEIDA, M. A.; FAVARO, S. P.; MARCONCINI, J. M. Efeitos de diferentes processos de secagem dos frutos de macaúba do Pantanal na caracterização química da torta da polpa obtida mecanicamente. (2013). In: VII Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. Anais...São Carlos: Embrapa Instrumentação, 6p.

SANTOS, G.P. Metodologia de superfície de resposta aplicada à secagem de frutos de macaúba para obtenção de óleo de polpa de alta qualidade. 83p. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia), Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS. 2014.

SILVA, I.C.C. Uso de processos combinados para o aumento do rendimento da extração e da qualidade do óleo de macauba. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. 99p.

SILVA, J.C. Macauba: fonte de matéria-prima para os setores alimentício, energético e industrial. Viçosa: Departamento de Engenharia Florestal, UFV, 2007, 63p.

ZANATTA, S. Caracterização da macauba (casca, polpa e amêndoa) e analise sensorial através da Educação do Gosto. 2015. 107p. Dissertação (Mestrado em Ciências), Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, CENA/USP, Piracicaba, S. 2015.