Taboa: “alimentando” o conhecimento a partir de uma experiência prática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wagner Gervazio Paulo Roberto Andrade Lopes Angélica Adriana Lopes

Resumo

Desenvolvemos esta experiência com educandos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnico em Administração Rural, da Escola Estadual Ouro Verde. É uma escola do campo que atende a educandos filhos de agricultores familiares no município de Alta Floresta - MT. Assim, preocupados com o problema da alimentação do gado leiteiro na época da seca, buscamos desenvolver um projeto de pesquisa para resolver esta questão, testando a taboa para este fim. Esta planta foi uma opção temporária para os pais dos educandos. Ocorre com muita frequência em lagoas e brejos, por isso permanece verde durante a seca. Fornecemos a taboa picada misturada com uma pequena quantidade de suplemento animal proteínado, a quatro vacas após a ordenha, no período matutino. Outras quatro vacas não receberam a taboa, servindo como comparação. Constatamos que as vacas tratadas tiveram aumento na quantidade de leite e no peso e que a quantidade e o peso se mantiveram estáveis. O uso da taboa é uma alternativa de alimento para o gado leiteiro na seca, por ser uma espécie nativa na região, comum e muito abundante, com bons níveis de proteína. Contudo, a mesma possui limitantes como o acesso à área, quantidade e coleta. Diante disso, o profissional que a Escola está formando, apresenta um perfil que possibilita desempenhar atividades na produção e gerenciamento de atividades agroecológicas nas propriedades rurais, contribuiu para a discussão acerca de um novo paradigma de desenvolvimento da região. Os educandos são capazes de desenvolver atividades de produção agroecológica em suas propriedades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GERVAZIO, Wagner; LOPES, Paulo Roberto Andrade; LOPES, Angélica Adriana. Taboa: “alimentando” o conhecimento a partir de uma experiência prática. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21146>. Acesso em: 26 nov. 2020.
Palavras-chave
Agroecologia; Alimentação alternativa do gado; Educação do campo
Seção
Agroecol 2016 - Educação do Campo

Referências

ANDRIGUETTO, José Milton et. al. Nutrição Animal. São Paulo: Nobel, 2002.

DAMASCENO, Júlio César et. al. Aspectos da alimentação da vaca leiteira. Disponível em: http://www.nupel.uem.br/pos-ppz/aspecto-08-03.pdf. Acesso em: 01/10/2012 às 7hs30min.

FERREIRA, João Carlos Vicente. Mato Grosso e Seus Municípios. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pecuária. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=mt&tema=pecuária2009. Acesso em: 29/06/2011 às 8hs10min.

KINUPP, Valdely Ferreira et. al. Teores de proteína e minerais de espécies nativas, potenciais hortaliças e frutas. Ciênc. Tecnol. Aliment.: Campinas, out. – dez., 2008.

OLIVEIRA, Rubens Silvério de et. al. Plantas daninhas e seu manejo. Cuiabá: Agropecuária, 2001.

POTT, Vali Joana et. al. Plantas Aquáticas do Pantanal. Brasília: EMBRAPA Comunicação para Transferências de tecnologia, 2000.