Método e Dose de Adubação de Hortaliças com Composto Orgânico em Sistema Orgânico de Produção

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Euclides Schallenberger Rafael Ricardo Cantú Rafael Gustavo Ferreira Morales Marcelo Mendes de Haro Janaina Heinzen

Resumo

A adoção de sistema orgânico de produção é dificultada pela escassez de informações sobre a nutrição orgânica das plantas. Faltam informações sobre o uso de compostos orgânicos na produção de hortaliças. As taxas de mineralização dos nutrientes dos compostos já são estudadas, contudo, pouco se sabe sobre a eficiência do aproveitamento dos nutrientes. Assim, realizou-se este trabalho objetivando estudar formas e doses de compostos orgânicos para nutrição de hortaliças. Tomate, alface e cenoura foram cultivados em sistema orgânico de produção avaliando-se doses de composto considerando 50%, 75% e 100% de aproveitamento do nitrogênio e aplicados de duas formas. Dose única no plantio e parcelamento em duas vezes. 50% no plantio e 50% em cobertura 30 dias depois. O resultado mostrou que não houve diferença no rendimento das culturas independente da dose ou forma de aplicação do composto. Concluiu-se que quando a adubação orgânica é realizada com composto orgânico estabilizado, este pode ser aplicado em dose única por ocasião do plantio e que novos estudos sobre o percentual de aproveitamento do nitrogênio em adubação com composto orgânico devem ser realizados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SCHALLENBERGER, Euclides et al. Método e Dose de Adubação de Hortaliças com Composto Orgânico em Sistema Orgânico de Produção. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21123>. Acesso em: 26 nov. 2020.
Palavras-chave
Agroecologia, Adubação Orgânica, Mineralização, Compostagem.
Seção
Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis

Referências

AGUILERA, E.; LASSALETTA, L.; SANZ-COBENA, A.; GARNIER, J.& VALLEJO, A. The potential of organic fertilizers and water management to reduce emissions in Mediterranean climate cropping systems. A review. Agriculture, Ecosystems & Environmentv, v. 164 p. 32-52, 2013.
CANTÚ, R. R. Acidificação de dejetos de suínos em compostagem automatizada: emissões gasosas de nitrogênio e resposta da alface à aplicação do composto no solo. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Área de Concentração em Biodinâmica e Manejo do Solo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2015, 90 p.
CAPORAL, R.F.; COSTABEBER, J.A. Agroecologia conceito e princípios para construção de estilos de agricultura sustentável. 2004 Disponível em: http://www.planetaorganico.com.br/trabCaporalCostabeber.htm Acesso em 08 de julho de 2010.
CQRF/RS-SC. Recomendações de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10ed. Passo Fundo: SBCS/Núcleo Regional Sul, 2004. 394 p.
FREITAS, G. A.; SOUSA, C. R.; CAPONE, A.; AFFÉRRI, F. S.; DE MELO, A. V.; DA SILVA , R. R. Adubação orgânica no sulco de plantio e sua influência no desenvolvimento do sorgo. Journal of Biotechnology and Biodiversity, Vol. 3, N. 1: pp. 61-67, February, 2012
KÖEPPEN, W. Climatologia. México: Fondo de Cultura Econômica, 1948. 317p.
MACHADO, A. A.; CONCEIÇÃO, A. R. WinStat: Sistema de Análise Estatística para Windows, Versão Beta: UFPel, 2004.

SCHALLENBERGER, E.; REBELO, J. A.; CANTU, R. R. Avaliação da concentração e da relação de nutrientes na compostagem de diferentes matérias-primas. Agropecuaria Catarinense, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 78-82, 2015.
SCHALLENBERGER, E.; REBELO, J. A.; MAUCH, C. R.; STUKER, H. Viabilidade de uso do composto na produção de repolho. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 53-54, 2004.
SCHERER, E.E. Doses e formas de aplicação do composto de dejetos suínos no cultivo orgânico de milho e feijão. Revista Agropecuária Catarinense, v.26, p.74-78, 2013.
SOUZA, J.L.; PREZOTTI, L. C. Avaliação técnica e econômica de sistema de compostagem orgânica.2007 Disponível em: www.cnph.embrapa.br/novidade/eventos/organica/Anexre01.doc.
SOUZA, R.B.; FONTES, R.R. Avaliação e Correção da Fertilidade dos Solos Para Hortaliças, Embrapa, 2003. Acessado em 21/06/2012. Disponível: http://www.unitins.br/ates/arquivos/Agricultura/Olericultura/Hortali.pdf.
SOUZA, R.B; ALCÂNTARA, F.A. Adubação no sistema orgânico de produção de hortaliças, Circular Técnico 65, Embrapa, Brasília 2008.
VIDA, J.B.; et al . Manejo de doenças de plantas em cultivo protegido. Fitopatologia brasileira, v. 29: p.355-372. 2004.